À francesa: aprenda a fazer o boeuf bourguignon do Le Vin Bistrô
A clássica receita da culinária francesa é um cozido que pode ser servido com purê de batatas ou tagliatelle fresco somente na manteiga e flor de sal
atualizado
Compartilhar notícia
Como o nome sugere, o Le Vin Bistrô é especializado em culinária francesa. No cardápio, a casa — que tem unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (no Espaço Gourmet do ParkShopping) — oferece alguns dos clássicos daquele país. O boeuf bourguignon, portanto, não poderia faltar.
Trata-se de um cozido que pode ser servido com purê de batatas ou tagliatelle fresco somente na manteiga e flor de sal — recomendação do chef. Recentemente, por ocasião da Restauran Week São Paulo, as unidades de lá ofereceram boeuf bourguignon no festival e a casa ainda divulgou a receita.
A longa lista de ingredientes pode assustar, mas não é tão trabalhoso assim. E o sabor que você obterá no final vai compensar.
Ingredientes:
– 1kg de músculo bovino.
– 500ml de vinho tinto seco de boa qualidade.
– 5 dentes de alho descascados
– 100g de cebola cortada em cubos de aproximadamente 1cm
– 50g de cenoura cortada em cubos de aproximadamente 1cm
– 50g de alho-poró cortado em cubos de aproximadamente 1cm
– 50g de salsão cortados em cubos de aproximadamente 1cm
– 150g de bacon cortado em cubos de 2cm
– 1 ramo de alecrim fresco
– 1 ramo de tomilho fresco.
– 1 folha de louro fresco
– 25g de manteiga sem sal.
– 25g de farinha de trigo
– Sal refinado a gosto
– Pimenta branca moída na hora a gosto
– Ceboulette finamente cortada a gosto
– 250g de cogumelos de Paris
– 150g de minicebolas descascadas
– 250ml de molho rôti ( * )
Modo de preparo:
– Corte o músculo em cubos de aproximadamente 3cm
– Temperar com sal refinado e pimenta branca moída na hora
– Em uma frigideira pré-aquecida com manteiga, doure a carne e reserve
– Aqueça uma panela com manteiga, coloque o bacon, deixe refogar, junte o alho, a cebola, o alho poró, a cenoura, o salsão, refogue até que os legumes estejam macios, coloque a farinha de trigo e misture bem, adicione o vinho tinto, o louro, o alecrim e o tomilho, deixe cozinhar até que o álcool evapore, adicione o molho rôti, confira o tempero com sal e pimenta branca moída na hora, deixe cozinhar em fogo brando por aproximadamente uma hora e meia, ou até que a carne esteja cozida.
– Retire a carne do molho, coar e reservar o molho junte a carne novamente ao molho e sirva com batatas e cenouras cozidas no próprio molho, salpique ceboulette finamante cortada.
– Em uma frigideira, doure os cogumelos de Paris, junte ao boeuf bourguignon.
– Pré-aqueça uma frigideira com manteiga em fogo brando e caramelize as cebolas, deixando-as refogar lentamente até que fiquem, macias e caramelizadas, junte ao boeuf bourguignon.
( * ) Molho rôti é o molho espesso conseguido com o cozido da própria carne. Portanto, você pode guardá-lo de um cozido anterior. Só não invente de substituir por carne de carne em cubo. O sabor não vai ser o mesmo, com certeza. Sendo assim, é melhor ir direito no Le Vin e provar o boeuf bourguignon autêntico.