metropoles.com

STF se prepara para retomar julgamento sobre remédios de alto custo

As medidas necessárias ao fornecimento de remédios de alto custo à população com doenças graves volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (29/05/2019). São apreciados três recursos extraordinários, que podem garantir a pacientes medicamentos como o Ranibizumabe, usado por pessoas com deficiência visual; substâncias já disponíveis em outros países e ainda não garantidas […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As medidas necessárias ao fornecimento de remédios de alto custo à população com doenças graves volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (29/05/2019). São apreciados três recursos extraordinários, que podem garantir a pacientes medicamentos como o Ranibizumabe, usado por pessoas com deficiência visual; substâncias já disponíveis em outros países e ainda não garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e acesso a medicamentos ainda não regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A análise do tema está suspensa na Corte há 2 anos e 8 meses, após pedido de vista, e formará repercussão geral, a ser seguida por juízes e tribunais de todo o país. “A judicialização reflete, na verdade, o baixo grau de desempenho dos sistemas de Saúde. Entre as reais causas que contribuem para isso está a questão do subfinanciamento histórico do SUS e esse fator acarreta em desigualdade estrutural no acesso à Saúde”, pontua a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Thaisa Guerreiro. A DPRJ pediu para fazer parte da ação e a Defensoria Pública da União forneceu dados sobre tema aos ministros do Supremo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?