metropoles.com

Podemos acionará STF para garantir Coaf no Ministério da Justiça

O Podemos pretende entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal para garantir que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) permaneça no Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o controle de Sergio Moro, titular da pasta e ex-juiz da Operação Lava Jato. A medida terá por base o artigo 84 da […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Podemos pretende entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal para garantir que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) permaneça no Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o controle de Sergio Moro, titular da pasta e ex-juiz da Operação Lava Jato.

A medida terá por base o artigo 84 da Constituição Federal. A sigla entende que essa reestruturação pode ser feita pelo Presidente da República sem necessidade de a matéria ser deliberada pelo Congresso Nacional.  Essa será a posição defendida junto ao STF tão logo o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sancione a Medida Provisória 870/2019, que reformula a administração pública federal.

Nesta noite, o Senado manteve a redação dada à MP pela Câmara dos Deputados. Com isso, o número de ministérios foi mantido em 22, como pleiteado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), mas o Coaf saiu do Ministério da Justiça para o da Economia, sob o guarda-chuva do ministro Paulo Guedes. Ficou derrotado o destaque apresentado pelo líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias, que deixava o órgão com Moro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?