metropoles.com

Governo vai reabrir bases de proteção na terra indígena Yanomami

Depois de quatro anos, as bases de proteção etnoambiental da terra indígena Yanomami serão reabertas. A ação, segundo o governo federal, busca combater o garimpo ilegal em Roraima. Nos próximos dias, serão reativadas as bases que ficam próximo aos rios Mucajaí e Uraricoera. O Metrópoles apurou que a decisão de proteger a região foi tomada […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Depois de quatro anos, as bases de proteção etnoambiental da terra indígena Yanomami serão reabertas. A ação, segundo o governo federal, busca combater o garimpo ilegal em Roraima. Nos próximos dias, serão reativadas as bases que ficam próximo aos rios Mucajaí e Uraricoera.

O Metrópoles apurou que a decisão de proteger a região foi tomada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) após uma carta de Davi Kopenawa, prestigiada liderança indígena e presidente da Hutukara Associação Yanomami (HUY).

Em nome da etnia, Kopenawa afirmava no documento que, “desde a demarcação da terra indígena, em maio de 1992, a situação do garimpo nunca esteve tão alarmante na região”. Houve ainda um pedido do Ministério Público de Roraima para que a área de proteção fosse reaberta.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que devolve a Funai ao Ministério da Justiça e deu a ela, novamente, a competência de demarcar áreas indígenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?