Funai pode ficar no Ministério da Agricultura, comandado por ruralista
O ministro extraordinário da transição, Ônyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira (3/12) que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pode passar da responsabilidade do Ministério da Justiça para a do Ministério da Agricultura. “A Funai pode ir para o Ministério da Agricultura”, declarou a jornalistas. A mudança é polêmica, visto que a bancada ruralista no Congresso […]
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro extraordinário da transição, Ônyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira (3/12) que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pode passar da responsabilidade do Ministério da Justiça para a do Ministério da Agricultura.
“A Funai pode ir para o Ministério da Agricultura”, declarou a jornalistas.
A mudança é polêmica, visto que a bancada ruralista no Congresso Nacional há anos pressiona o governo para que áreas demarcadas sejam liberadas para a produção agrícola. Bancada esta que emplacou a ministra da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (nome oficial da bancada ruralista).
Quando candidato, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou que em seu eventual governo não haveria mais demarcação de terras indígenas, tema cuja análise está suspensa no Supremo Tribunal Federal (STF).