metropoles.com

Em carta pública, petistas dizem que Lula já pode ir para o semiaberto

Reunidas em Brasília nesta semana, em seminário sobre medidas penais e para discutir o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, as principais lideranças petistas divulgaram uma “carta pública” onde defendem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já reúne as condições jurídicas para migrar para o regime semiaberto. Ele […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Reunidas em Brasília nesta semana, em seminário sobre medidas penais e para discutir o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, as principais lideranças petistas divulgaram uma “carta pública” onde defendem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já reúne as condições jurídicas para migrar para o regime semiaberto. Ele está preso em Curitiba (PR), no âmbito da Lava Jato, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Os petistas alegam que a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de reduzir a pena do ex-presidente de 12  anos e 1 mês de cadeia para 8 anos, 10 meses e 20 dias, dá a Lula o direito de cumprir a pena parcialmente em casa.

“A primeira coisa a ser dita é que qualquer pena aplicada a Lula é injusta e indigna, já que o ex-presidente não cometeu crime algum”, reforça um trecho da carta. “Contudo, acerca do debate de prazos, (…) o ex-presidente Lula está na situação de usufruir, desde já, do regime semiaberto, por aplicação obrigatória do § 2º do art. 387 do CPP, acrescido pela Lei 12.736/2012, que determina que na prolação da sentença condenatória o tempo de prisão provisória (…) será computado para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade”, diz o documento.

“Isso porque a detração do tempo de prisão cautelar cumprido pelo apenado deve ser contado para fixação do regime inicial de cumprimento de pena. O regime semiaberto é aplicado para os condenados a penas de 4 a 8 anos”, explicam os petistas.

“Afirmamos, pois, nosso posicionamento no sentido de que, juridicamente, o ex-presidente Lula, após o julgamento da 5ª Turma do STJ, encontra-se no regime semiaberto, cabendo aos órgãos do Poder Judiciário declarar esta situação e desdobrar seus efeitos”, encerra a carta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?