Distrital repudia possível corte no Fundo de Apoio à Cultura (FAC)
O deputado distrital Leandro Grass (Rede) divulgou nota afirmando que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), “pretende cancelar os editais do audiovisual e de áreas culturais do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] 2018”. O parlamentar repudiou a possível medida e convocou “todo o movimento cultural” a se mobilizar contra a iniciativa. A […]
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Leandro Grass (Rede) divulgou nota afirmando que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), “pretende cancelar os editais do audiovisual e de áreas culturais do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] 2018”. O parlamentar repudiou a possível medida e convocou “todo o movimento cultural” a se mobilizar contra a iniciativa.
A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal não se manifestou sobre o assunto.
Confira a íntegra da nota de repúdio do deputado:
Recebemos uma triste notícia para a Cultura do DF. O governador Ibaneis Rocha pretende cancelar os editais do audiovisual e de áreas culturais do FAC 2018. É uma pena, é lamentável que isso possa ocorrer.
Entendemos que investir em obras para a recuperação de equipamentos culturais, como a reforma do Teatro Nacional, é muito importante, mas o dinheiro do FAC não pode ser desviado para o patrimônio ou para qualquer outra finalidade.
O fundo deve ser usado para o fomento de produções culturais. Além de beneficiar centenas de projetos, ele garante o acesso à cultura nos territórios e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Por isso, repudiamos essa possível medida do governo e esperamos que não se torne concreta.
Quero convocar todo o movimento cultural a se colocar também em oposição, a ocupar as ruas e questionar o Governo do Distrito Federal, caso essa proposta se concretize. Estarei ao lado de vocês para que o FAC não seja desviado de função.
Leandro Grass