metropoles.com

Congresso debate uso de reconhecimento facial na busca de criminosos

Audiência pública será realizada na manhã desta quarta pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após ganhar destaque nacional por ser utilizado em Salvador (BA) para combater a violência no Carnaval, o sistema de reconhecimento facial entrou para a pauta do Congresso Nacional. Uma audiência pública será realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (3/4), para debater o uso da tecnologia como aliada da segurança pública.

O encontro faz parte da agenda da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa e é realizada a pedido do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). “O objetivo é obter subsídios que possam esclarecer qual é o modelo mais eficaz para redução dos alarmantes índices de criminalidade, o sistema mais confiável de segurança dos dados privados e proteção à privacidade”, explicou o autor.

O congressista lembra que o uso de ferramentas baseadas em vídeo é uma tendência mundial que envolve tanto governos quanto a iniciativa privada. “Com base nesse tipo de tecnologia, é possível ‘ensinar’ o computador a interpretar automaticamente atividades humanas e detectar eventos capazes de ameaçar a segurança pública”, exemplifica Nunes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?