Congresso debate uso de reconhecimento facial na busca de criminosos
Audiência pública será realizada na manhã desta quarta pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Após ganhar destaque nacional por ser utilizado em Salvador (BA) para combater a violência no Carnaval, o sistema de reconhecimento facial entrou para a pauta do Congresso Nacional. Uma audiência pública será realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (3/4), para debater o uso da tecnologia como aliada da segurança pública.
O encontro faz parte da agenda da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa e é realizada a pedido do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). “O objetivo é obter subsídios que possam esclarecer qual é o modelo mais eficaz para redução dos alarmantes índices de criminalidade, o sistema mais confiável de segurança dos dados privados e proteção à privacidade”, explicou o autor.
O congressista lembra que o uso de ferramentas baseadas em vídeo é uma tendência mundial que envolve tanto governos quanto a iniciativa privada. “Com base nesse tipo de tecnologia, é possível ‘ensinar’ o computador a interpretar automaticamente atividades humanas e detectar eventos capazes de ameaçar a segurança pública”, exemplifica Nunes.