Câmara aprova projeto que permite acompanhantes de pacientes em UTIs
A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou nesta terça-feira (30/04/2019) um projeto de lei que garante a permanência de acompanhantes de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades. Para passar a valer, o texto depende da sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). De autoria do deputado distrital Leandro Grass (Rede), o […]
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou nesta terça-feira (30/04/2019) um projeto de lei que garante a permanência de acompanhantes de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades. Para passar a valer, o texto depende da sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
De autoria do deputado distrital Leandro Grass (Rede), o PL 84/2019 prevê que a unidade de saúde será responsável por providenciar as condições adequadas de permanência da companhia. Apenas uma pessoa poderá ficar com o paciente, resguardando o tempo de três horas por dia onde são realizados os procedimentos de higienização, além dos exames de altas complexidades.
Uma emenda do deputado Jorge Vianna (Podemos) ao texto também foi aprovada. Ela permite ao responsável pelo setor médico, em caso de risco à saúde do paciente, a decisão sobre a permanência ou entrada de terceiros.