metropoles.com

Sobre o trabalho “invisível” das mães de família

Casadas ou em carreira solo, elas carregam nos ombros as expectativas em relação ao cumprimento de todas as tarefas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash/Sharon McCutcheon
1259
1 de 1 1259 - Foto: Unsplash/Sharon McCutcheon

Talvez seja uma coisa restrita à minha bolha, mas, para onde eu olho, vejo mulheres incríveis, cheias de potência, porém cansadas do rótulo e das atribuições da mãe de família. Basicamente, porque a mãe de família – esteja ela casada com o pai das crianças ou em carreira solo – está sempre resolvendo coisas e/ou pensando em como resolvê-las. Além, é claro, de carregar nos ombros a expectativa (sua e dos outros) em relação ao cumprimento de todas as tarefas.

A mãe de família limpa as lancheiras das crianças, checa os recados dos professores na agenda e registra, em seu imenso painel de controle mental, que é preciso levar garrafa pet à escola no dia seguinte e que, na semana que vem, o filho mais velho terá prova de matemática.

Ela se preocupa com o que os filhos comem: se há frutas na fruteira e verduras na geladeira. Corta o melão em quadradinhos no café da manhã, tira a casca da maçã para um, mantém para o outro. Insiste para que eles comam, escovem os dentes e tirem os pijamas. Ela faz a lista de compras e sabe qual o melhor lugar para adquirir vegetais, onde a carne é boa e barata.

A mãe de família leva e busca, busca e leva, e se não pode fazer isso, se desdobra para articular caronas, combinar com o pai das crianças, as amigas. A mãe de família é uma gestora, faz previsões de curto, médio e longo prazo.

Ela cozinha, lava e passa. Se trabalha (também) fora de casa e não tem ajuda de outras mães de família que deixam seus próprios filhos para trabalharem como domésticas, faz isso aos fins de semana. Planeja o cardápio e prepara enormes porções de comida, que serão ingeridas com o passar dos dias – às vezes, com um muxoxo dos mais velhos/debochados: “Ah, mãe, macarrão de novo?”

A mãe de família marca o médico e o dentista, lembra que é hora de fazer vacina, fica atenta ao desenvolvimento da fala do filho. “Será que é normal ele ser tão quieto?”, se pergunta. E lá vai ler coisas na internet e tirar dúvidas/pedir sugestões para outras mães de família em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. A mãe de família é preocupada em tempo integral.

Ela faz a limpa nos armários das crianças, separa roupas e brinquedos, planeja a compra de calças e casacos no inverno, camisetas e shorts no verão. Deve ser por isso que as mães de família são tão ligadas nas promoções.

A mãe de família dá colo, banho, bronca, coloca para dormir, conta história. Limpa a sala depois que todos já estão dormindo, tira o farelo de cima da mesa, varre o chão. Às vezes, vai no quarto dos filhos e chora baixinho com saudade do tempo que foi. Às vezes, chora de cansaço, lamenta não ter ido ao cinema, ao teatro, saído com as amigas. Também tem saudade desse tempo que foi.

A mãe de família faz tantas coisas, acumula tantas funções, que a gente até deixa de ver todo esse trabalho. Talvez por isso muitas estejam tão cansadas.

Se você é uma mãe de família, um abraço pelo nosso dia.

Se você tem uma mãe de família e não está fazendo a sua parte, melhore.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?