metropoles.com

Meu filho, seja bem-vindo ao mundo das palavras!

Miguel está desenvolvendo um natural afeto pela leitura, uma riqueza que vai acompanhá-lo pelo resto da vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash/Ben White
1294
1 de 1 1294 - Foto: Unsplash/Ben White

Querido Mimi,

Um dia antes de você nascer, quando eu, a médica e mais um monte de gente achamos que a hora havia chegado, fizemos uma coisa bem curiosa para aquela situação: nós lemos. Enquanto eu esperava as contrações ganharem ritmo (no que, constatamos mais tarde, era um alarme falso da sua chegada), seu pai pôs-se a ler para mim. A gente tinha esse hábito, de ler coisas um para o outro, e, naquele dia, o livro escolhido era Mania de Explicação, da Adriana Falcão.

Era uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa.
Explicação é uma frase que se acha mais importante do que a palavra.
[…]
Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado.
Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes.
Tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração.
Alegria é um bloco de Carnaval que não liga se não é fevereiro.

É um livro bonitíssimo, Miguel. Você o tem na sua estante, mas, do alto de seus 5 anos, prefere as proezas escatológicas do João do Pum (livro de Mário Prata). Compreensível e esperado, eu sei.

Lembrei-me disso esta semana, quando você ensaiou a primeira frase em um livro, na minha frente. Não é inédito que tenha juntado letrinhas – a proeza foi com o folheto da pizzaria, na frente do seu pai –, mas foi a primeira vez que você se emocionou ao perceber o que estava realizando. Ao ver os seus olhinhos brilhando, feliz com a conquista, só pude pensar: é, parece que estamos fazendo isto certo!

Digo isso, Mimi, porque fizemos uma escolha (eu e seu pai) de esperar que você estivesse pronto para o mundo das palavras. Ninguém pegou na sua mãozinha para ensinar o contorno do alfabeto, ninguém te pressionou para que memorizasse vogais e consoantes. A gente só foi lendo para você, contando histórias, respondendo à sua curiosidade à medida que ela aparecia.

E sabe o que aconteceu? Você parece ter criado ou começado a criar afeto pela leitura. Isso é tão precioso, meu filho! É uma riqueza que vai te acompanhar pelo resto da vida, te fará viajar para onde quiser sem sair do lugar. E, certamente, vai encher a mim e seu pai (ex-livreiro, amante dos livros) de orgulho.

Filho, seja bem-vindo ao universo das palavras! Só posso desejar muitas aventuras. E torcer para que o sistema de ensino formal – um outro mundo novo, no qual você em breve vai ingressar – não destrua o seu amor pelo conhecimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?