metropoles.com

Fotógrafa registra a beleza dos dias comuns

Juliana Pacheco especializou-se em documentar famílias e estará em Brasília no mês de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mar de Algodão Fotografia
217
1 de 1 217 - Foto: Mar de Algodão Fotografia

Acorda, levanta, faz café, dá beijo, serve a mesa, limpa a boca, troca a roupa, aparta a briga, dá banho, canta, consola… a vida depois dos filhos é cheia de pequenos gestos e emoções que ocupam o dia inteiro, mas são pouco lembrados quando se olha para trás.

Foi com a proposta de ajudar a eternizar “a beleza dos dias comuns” que uma dupla de fotógrafas criou o projeto Retratos do Cotidiano. Juliana Pacheco é quem vai para a casa das famílias e, com a câmera em mãos, registra cenas corriqueiras para ilustrar a memória real das pessoas. Depois, ela e a parceira de empreitada, Deborah Seabra, fazem a seleção e o tratamento do material.

Juliana explica que a ideia do projeto nasceu a partir de uma reflexão sobre sua própria experiência. “Fotografia, na minha família, não era restrita aos eventos; meus pais documentavam tudo: eu lavando a louça, fazendo o dever de casa, dormindo ou simplesmente fazendo nada. Hoje, olho para essas fotos e consigo relembrar cada momento”, conta.

Ela explica que passou a investir em fotografia documental de família depois de conhecer o trabalho da fotógrafa norte-americana Kirsten Lewis. A partir daí, fez workshops, comprou livros e estudou o material de profissionais do fotojornalismo.

Juliana procura criar uma relação com as famílias. Antes de marcar a data, troca muitas mensagens, buscando conhecer o estilo de vida das pessoas. Na noite anterior ao ensaio, ela vai até a casa dos clientes e faz questão de deixar a câmera à mostra (ainda sem fotografar). “Faço isso para as crianças não estranharem o objeto no dia seguinte e os adultos perderem o vício de olhar para a máquina o tempo todo”, explica.

O ensaio dura um dia inteiro. “Eu começo a fotografar quando as pessoas acordam e paro quando vão dormir”, detalha. A profissional, que mora em São Paulo, estará em Brasília na primeira semana de junho para fazer registros de famílias da capital. Para mais informações, contato@mardealgodao.com.

10 imagens
1 de 10

Mar de Algodão Fotografia
2 de 10

Mar de Algodão Fotografia
3 de 10

Mar de Algodão Fotografia
4 de 10

Mar de Algodão Fotografia
5 de 10

6 de 10

Mar de Algodão Fotografia
7 de 10

Mar de Algodão Fotografia
8 de 10

Mar de Algodão Fotografia
9 de 10

Mar de Algodão Fotografia
10 de 10

Mar de Algodão Fotografia

A surpresa das pessoas com o resultado é muito bacana, diz Juliana. “Elas veem as fotos e enxergam a beleza da rotina, da trivialidade, de momentos para os quais não dariam tanta importância – e isso é incrível.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?