Fotógrafa registra a beleza dos dias comuns
Juliana Pacheco especializou-se em documentar famílias e estará em Brasília no mês de junho
atualizado
Compartilhar notícia
Acorda, levanta, faz café, dá beijo, serve a mesa, limpa a boca, troca a roupa, aparta a briga, dá banho, canta, consola… a vida depois dos filhos é cheia de pequenos gestos e emoções que ocupam o dia inteiro, mas são pouco lembrados quando se olha para trás.
Foi com a proposta de ajudar a eternizar “a beleza dos dias comuns” que uma dupla de fotógrafas criou o projeto Retratos do Cotidiano. Juliana Pacheco é quem vai para a casa das famílias e, com a câmera em mãos, registra cenas corriqueiras para ilustrar a memória real das pessoas. Depois, ela e a parceira de empreitada, Deborah Seabra, fazem a seleção e o tratamento do material.
Juliana explica que a ideia do projeto nasceu a partir de uma reflexão sobre sua própria experiência. “Fotografia, na minha família, não era restrita aos eventos; meus pais documentavam tudo: eu lavando a louça, fazendo o dever de casa, dormindo ou simplesmente fazendo nada. Hoje, olho para essas fotos e consigo relembrar cada momento”, conta.Ela explica que passou a investir em fotografia documental de família depois de conhecer o trabalho da fotógrafa norte-americana Kirsten Lewis. A partir daí, fez workshops, comprou livros e estudou o material de profissionais do fotojornalismo.
Juliana procura criar uma relação com as famílias. Antes de marcar a data, troca muitas mensagens, buscando conhecer o estilo de vida das pessoas. Na noite anterior ao ensaio, ela vai até a casa dos clientes e faz questão de deixar a câmera à mostra (ainda sem fotografar). “Faço isso para as crianças não estranharem o objeto no dia seguinte e os adultos perderem o vício de olhar para a máquina o tempo todo”, explica.
O ensaio dura um dia inteiro. “Eu começo a fotografar quando as pessoas acordam e paro quando vão dormir”, detalha. A profissional, que mora em São Paulo, estará em Brasília na primeira semana de junho para fazer registros de famílias da capital. Para mais informações, contato@mardealgodao.com.
A surpresa das pessoas com o resultado é muito bacana, diz Juliana. “Elas veem as fotos e enxergam a beleza da rotina, da trivialidade, de momentos para os quais não dariam tanta importância – e isso é incrível.”