metropoles.com

Represália por parte do Irã até agora foi a morte de 56 iranianos

O funeral do terrorista-chefe da ditadura que governa mostrou a vida como ela é nesse canto especialmente infeliz do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
funeral-ESSA
1 de 1 funeral-ESSA - Foto: EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O funeral do terrorista-chefe da ditadura que governa o Irã, morto outro dia num ataque das Forças Armadas dos Estados Unidos, mostrou, mais uma vez, a vida como ela é nesse canto especialmente infeliz do mundo.

Houve, como de hábito, gente demais na rua, atos de histeria sem controle no meio do povo e discursos de ódio e vingança no palanque das autoridades. Houve, também, desordem na multidão — e o resultado é que 56 pessoas morreram pisoteadas no tumulto, enquanto os chefões, naturalmente, escapavam sem um arranhão, cercados por seus seguranças, carros blindados e o resto do seu aparato. E o povão? O povão que vá para o diabo que o carregue.

Esse massacre, obviamente, foi recebido sem o mais remoto sinal de espanto, ou de simples compaixão, pelo noticiário mundial. Pobre iraniano, afinal, é isso mesmo — não existe, simplesmente, como ser humano, na cabeça dos observadores das altas questões de geopolítica da região.

Na favela de Paraisópolis, recentemente, nove pessoas morreram pisoteadas num tumulto após a intervenção da polícia em torno de um baile funk. Escândalo nacional durante 15 dias, com direito a lágrimas do governador do Estado de São Paulo, João Doria, e à indignação da militância dos direitos humanos.

Mas o Irã é o Irã. É um país do “campo anti-imperialista” — e, como tal, pequenas bobagens como a morte de 56 infelizes não podem ser comentadas de nenhuma maneira negativa. “Pode ajudar o Trump”, não é mesmo?

O fato é o seguinte: como sempre acontece nas tiranias muçulmanas, e de outras ordens, as vinganças dos tiranos matam, em primeiro lugar, os cidadãos dos seus próprios países. A mídia anuncia horríveis represálias por parte do Irã. De concreto, até agora, só houve a morte de 56 iranianos.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?