metropoles.com

Pessoas pagam por suas decisões ruins. E também pelas do governo

O erro do apresentador Gugu foi uma tragédia pessoal e familiar. No mundo dos governos, os preços são compartilhados com a sociedade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
esplanada brasilia
1 de 1 esplanada brasilia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O apresentador de televisão Gugu Liberato, um dos astros do mundo do entretenimento no Brasil, morreu dias atrás nos Estados Unidos após sofrer um tombo em sua residência. A causa da morte, oficialmente, foi traumatismo craniano em sequência à queda de uma altura de 4 metros. “Negativo”, diz o dr. Carlos Sperandio, geriatra em Curitiba.

“Gugu morreu de decisão errada”, escreveu ele na internet. “Acreditou ter condições físicas e cognitivas para subir em um lugar perigoso e negligenciou o risco de queda”.

Erros na tomada de decisões e quedas, segundo o dr. Sperandio, são dois dos principais fantasmas da geriatria – e grandes causadores de mortes entre pessoas idosas (consideradas a partir dos 60 anos de idade, faixa etária de Gugu, segundo a legislação brasileira). Fica o recado.

O erro do apresentador foi uma tragédia de ordem pessoal e familiar. Mas é especialmente cruel constatar, nessas horas, a diferença de preço que é paga pelos erros privados e pelos erros públicos.

Gugu pagou sua decisão errada com a própria vida. No mundo dos governos, das autoridades constituídas e de todos os que são pagos para decidir as questões da sociedade, o preço a pagar pelos erros é zero em quase 100% dos casos, por mais destrutivos que sejam.

“É difícil encontrar uma maneira mais estúpida de se tomar decisões do que entregá-las a pessoas que não vão pagar nada se elas derem errado”, diz o pensador americano Thomas Sowell. Perfeito, professor. Eis um retrato maravilhoso de como as coisas funcionam neste país.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?