metropoles.com

O avanço da economia significa a morte política de Lula

Os sinais, que estão aí há meses, já não podem mais simplesmente ser ignorados. O Brasil está produzindo mais riquezas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kacio Pacheco/Metrópoles
guzzo-lula-dissolvido
1 de 1 guzzo-lula-dissolvido - Foto: Kacio Pacheco/Metrópoles

Após meses seguidos daquilo que a psicologia chama de “denial”, palavra inglesa que designa os estados de deliberada negação das realidades que os pacientes não querem aceitar, parece que começa a cair a ficha para o mundo político, os “especialistas” e boa parte dos comunicadores: essa coisa da economia pode dar certo.

Os sinais, que estão aí há meses, já não podem mais simplesmente ser ignorados. O emprego avança, o consumo no varejo aumenta, a construção civil retoma o impulso, os juros estão a 5% ao ano, a inflação está quase zerada, as exportações agrícolas vão bater todos os recordes, superando as 200 milhões de toneladas. Ninguém mais se anima a fazer previsões sinistras sobre o crescimento econômico para 2020.

Isso pode estar significando, pura e simplesmente, a morte política para Lula, a esquerda e esse centro “não polarizado” que tanto encanta os cientistas políticos em desfile pela mídia.

Para o ex-presidente e o PT, o Brasil tem de dar errado nos próximos três anos – se a economia for bem, o problema de derrotar um lado que já tem os dois homens mais populares do Brasil, Jair Bolsonaro e Sergio Moro, talvez se torne insolúvel. Mesmo os esforços para vender a ideia de que a “aprovação” do presidente está em queda começam a dar sinais de cansaço.

A esperança, no fundo, parece ter se resumido a alguma coisa que venha a ser feita pelos filhos, ou pela ministra Damares, ou algo assim – mas é muito pouco, se a economia engatar.

Sobra a reclamação contra o preço da fraldinha para o churrasco do domingão, peça-chave da mais recente teoria econômica de Lula. Não parece uma bandeira capaz de arrastar as multidões.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?