metropoles.com

Hoje, há uma moral diferente dependendo das convicções políticas

O que vale para a esquerda não vale para a direita, e vice-versa. Isso ficou evidente na tentativa de impeachment de Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/Presidência da República
Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral das Ações Unidas
1 de 1 Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral das Ações Unidas - Foto: Alan Santos/Presidência da República

Imaginem o tremor de terra que estaria correndo o Brasil a esta altura se o presidente Jair Bolsonaro tivesse rasgado na frente de todo o mundo, em plena sessão plenária do Congresso Nacional, um discurso do líder da oposição na Câmara dos Deputados – ou coisa equivalente, já que este cargo não existe no Brasil.

No mínimo dos mínimos, haveria a exigência de impeachment imediatíssimo do presidente por “falta de decoro” e mais uma dúzia de crimes sem perdão. Mas a líder da oposição democrata no Congresso dos Estados Unidos, a deputada Nancy Pelosi, acaba de fazer exatamente isso com o tradicional discurso anual do presidente Donald Trump perante os parlamentares americanos.

Não há precedentes, em matéria de grosseria agressiva, debochada e intolerante contra um presidente dos Estados Unidos por parte de um membro do Congresso. Mas Nancy é do Partido Democrático, “anti-fascista” e da “Resistência” contra a direita representada por Trump. Não só ficou impune pelo que fez. Foi elogiada.

As coisas são assim, hoje: há uma moral diferente para os homens públicos (e privados), segundo as suas convicções políticas. O que vale para a esquerda não vale para a direita, e vice-versa. Trump não pode nem sonhar em rasgar um discurso de Nancy Pelosi em público, assim como Bolsonaro não pode fazer o equivalente por aqui. Mas o contrário não apenas pode – como é considerado um gesto de virtude. Nancy, cujo partido sabe que não tem a menor condição de ganhar as próximas eleições para a sucessão de Trump, tentou derrubá-lo com um “impeachment” ridículo – que só existiu na mídia. Perdeu. Agora, achou esse jeito de ir à forra.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?