metropoles.com

Governo serve para governar, não para ser dono de imóveis

O absurdo fica maior quando se constata a quantidade de gente que não tem onde morar e o governo nem sequer sabe quantas casas tem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
1 de 1 - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O que são R$ 18 milhões nas contas públicas do Brasil? Nada. O que são duas casas (“mansões”, no dialeto burocrático-imobiliário do governo federal) para uma máquina estatal que tem tantos imóveis, mas tantos, que ninguém é capaz de dizer com certeza quantos são, mesmo entre os funcionários pagos para saber essas coisas? Nada, mais uma vez.

Só que esses dois nadas, no Brasil como ele é há 500 anos, podem ser muito – não em volume, mas em significado. Foi essa a soma que o governo acaba de colocar para dentro do seu cofre com a venda de duas ex-residências oficiais em Brasília. Se continuar assim e – obviamente – se acelerar o ritmo das vendas de seus imóveis, não só na Capital mas no resto do país, ainda vai acabar fazendo dinheiro.

Muito mais que isso, o governo tem durante os próximos anos a chance de mostrar que é possível, sim, fazer o que é certo. A União, como se sabe, é a maior proprietária de imóveis do Brasil. Tem algum sentido uma coisa dessas? Governo existe para governar, não para ser dono de casas, prédios e terrenos.

O absurdo fica maior ainda quando se constata a quantidade de gente que não tem onde morar de um lado e, de outro, as fábulas que o erário público paga de aluguel para abrigar suas repartições, empresas estatais e sabe Deus o que mais. Tudo o que for vendido – qualquer coisa – e tiver o seu valor transferido em dinheiro para o Tesouro Nacional está valendo. É esse o caminho. E como todos os caminhos, começa pelo primeiro passo.

Fora o seguinte: uma das “mansões” vendidas em Brasília serviu de moradia, paga por você, para gigantes da nossa vida pública como Antonio Palocci, Gleisi Hoffmann e até, vejam só, Dilma Rousseff, quando era ministra de alguma coisa. Só isso já vale o negócio.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?