metropoles.com

É bom ver dinheiro do BNDES devolvido ao Tesouro Nacional

Recursos que, nos 13 anos e meio em que o PT ocupou o governo, iam para outros bolsos, como na tentativa de formar “campeões nacionais”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
BNDES terá ações emergenciais para estados, municípios e DF no valor de R$ 4,3 bilhões
1 de 1 BNDES terá ações emergenciais para estados, municípios e DF no valor de R$ 4,3 bilhões - Foto: Divulgação

É bom, de vez em quando, ver as coisas públicas caminhando na direção contrária da flecha que aponta: “Erro”. No caso, estamos vendo o BNDES, esse BNDES que tanto deitou e rolou nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff devolver – isso mesmo, devolver – dinheiro ao Tesouro Nacional. São importâncias que vêm dos seus lucros e da venda de ações que o banco tem em diversas empresas, incluindo estatais como a Petrobras.

Entregues ao caixa central do governo, servirão para pagar porções da dívida pública – e, em consequência, fazer com que se gaste menos dinheiro dos impostos com o pagamento do saldo devedor. É dinheiro que, de uma forma ou de outra, servirá para custear despesas mais úteis que a de pagar os “rentistas” que tanto indignavam a esquerda quando o baile fiscal não era dançado por ela.

Dinheiro de BNDES, nos 13 anos e meio em que o PT ocupou o governo, ia para outros bolsos, como é bem sabido. Iam para formar “campeões nacionais” – empresários brasileiros que, com o seu talento sobrenatural para os negócios, se tornariam um espanto na economia mundial. Lembra-se de Eike Batista? Pois é.

Outras grandes ideias foram financiamentos para empreiteiras amigas fazerem obras em países de notável reputação como bons pagadores no mercado internacional – Cuba, Angola, Moçambique, Venezuela e mais do mesmo. Melhor seguir no caminho oposto.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?