metropoles.com

Composição da população da Itália explica mortes por coronavírus

É um horror, mas também é certo que as vítimas são praticamente quase só os velhos e doentes. A idade média dos mortos na Itália é 80 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Parece coisa da Idade Média, quando a “peste” fazia suas visitas periódicas aos países europeus e levava para a cova, nos bons anos, um terço da população de países inteiros.

Não vai se chegar lá, é claro, porque estamos em 2020 e não em 1020, e nesses últimos mil anos a humanidade aprendeu a se defender com a ciência e com o avanço mental em relação aos nossos antepassados.

Mas é um choque constatar que apenas num dia, ontem, 475 pessoas morreram na Itália depois de terem sido contagiadas pelo coronavírus. Nem a China, nos seus piores momentos, chegou a um número assim.

Já são 3.400 italianos mortos desde o início da epidemia, uma calamidade sem precedentes na história do país e da Europa nesta geração; matar mais que isso, só a guerra. Esse total já supera o da China (3200 mortos até agora), que tem uma população 25 vezes maior.

É um horror, mas também é certo que as vítimas, na verdade, são praticamente quase só os velhos e doentes. A idade média dos mortos na Itália é de 80 anos, 70% são homens e menos de 1% deles não tinham doenças graves antes de serem infectados – hipertensão, cardiopatias, diabetes e problemas pulmonares.

A Itália é, possivelmente, o país que tem mais velhos do mundo. Mais: a população idosa é a que mais cresce, porque nasce muito pouca gente e os casais não querem mais ter filhos. A conta está aí.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?