metropoles.com

Camargo na Fundação Palmares: Justiça não tem nada a ver com isso

STJ e do STF mantêm indicação do presidente Bolsonaro para a instituição e devolvem nível de racionalidade indispensável para a democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Camargo-e-Bolsonaro
1 de 1 Camargo-e-Bolsonaro - Foto: Reprodução

Duas decisões das cortes mais altas da Justiça brasileira, uma do Superior Tribunal de Justiça e outra do Supremo Tribunal Federal, acabam de devolver o nível de racionalidade indispensável para o funcionamento da democracia brasileira.

O STJ havia decidido anular uma decisão tomada na Justiça Federal do Ceará que proibia, sem base legal alguma, a nomeação do jornalista Sergio Camargo para a presidência da Fundação Palmares, uma entidade pública que trata de temas ligados à cultura negra.

A proibição tinha um motivo só: os juízes que decidiram aplicá-la não admitiam que Camargo assumisse o cargo porque ele é de direita. Negros, na opinião desses magistrados, têm de ser de esquerda para ocupar cargos públicos envolvendo a comunidade negra.

No mínimo, têm de ser aprovados pelas lideranças dos “movimentos negros”.

Cargo é do presidente
O presidente do STF, Antônio Toffoli, sustentou a decisão do STJ e a sanidade foi restabelecida na área – Camargo, independentemente de suas opiniões políticas, já pode assumir a presidência na Fundação Palmares, cargo que cabe ao presidente da República preencher, por lei.

É isso, e só isso, que a lei diz: quem nomeia o seu ocupante é o chefe do Poder Executivo – e desde que ele satisfaça as condições legais para tal, a Justiça não tem absolutamente nada a ver com a história.

De direita
Camargo, entre outras coisas, é contra o feriado da “Consciência Negra”, acredita que não existe racismo de verdade no Brasil e se coloca abertamente na direita do arco político.

E daí? Por acaso, ele não tem direito de pensar assim – ou do jeito que quiser?

A Constituição lhe assegura a liberdade de pensamento. Não está dito ali, em artigo nenhum, que negros devam pensar como o juiz fulano de tal quer que eles pensem – ou como os “movimentos negros” aprovem.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?