metropoles.com

Bolsonaro não tem sido fator de instabilidade nenhuma na economia

Para colunista, presidente pode ser o mais contestado, criador de caso e desastroso da mundo, mas não apita na economia – e nisso tem mérito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes se abraçam sorrindo
1 de 1 Jair Bolsonaro e Paulo Guedes se abraçam sorrindo - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Há um culpado direto, ou quase, pelo não crescimento da economia em 2019: o presidente Jair Bolsonaro. De novo? Também nisso? Sim, pelo que se diz por aí. É curioso. Bolsonaro, a não ser pela responsabilidade geral que carrega como chefe do governo, não tem interferência praticamente nenhuma na condução da política econômica seguida desde o ano passado.

Nesse ponto, na verdade, só tem méritos: escolheu e banca todos os dias a melhor equipe econômica que o Brasil já teve desde, pelo menos, o Plano Real. Mas, segundo opiniões de grande porte, a economia só cresceu 1% no ano passado pelas tensões constantes que Bolsonaro criou nos seus confrontos com o mundo político, com a mídia e com mais uma porção de gente.

Bolsonaro pode ser o presidente mais contestado, criador de caso e desastroso do mundo, mas não tem sido fator de instabilidade nenhuma na economia. Os números básicos atestam isso. A inflação, na última medição, ficou em 0,2% ao mês. Os juros estão a 4,25% ao ano, com tendência a cair para 4%. O nível de risco do Brasil, nas avaliações internacionais, caiu para menos de 100 pontos, o mais baixo nos últimos dez anos. O resto do painel de controle é igualmente positivo; os “fundamentos”, como se diz, estão corretos.

O problema que muita pouca gente menciona, e que por isso mesmo faz procurar culpados e soluções nos lugares errados, é que o Brasil vai arrecadar este ano por volta de R$ 3,5 trilhões – trilhões – e não tem dinheiro para comprar um picolé no boteco da esquina. É absolutamente inútil procurar qualquer tipo de saída enquanto a discussão não começar por aí. Um país assim não pode crescer – nem com Jesus Cristo e os Doze Apóstolos no governo.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?