metropoles.com

Ameaça do coronavírus deixa futuro do Brasil a cargo da esperança

A estrutura de produção, a vida econômica e as relações sociais dependem do que acontecerá ou não com algo que sequer existia 3 meses atrás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

É sempre muito perigoso deixar o futuro a cargo da esperança, mas aí é que está: estamos numa situação onde não parece existir muito mais do que isso para contar. A questão é o coronavírus, que vem crescendo desde o mês de dezembro. Surgiu na China, saltou para fora das suas fronteiras, chegou a países desenvolvidos e, agora, inevitavelmente, está batendo às portas do Brasil.

Na melhor das condições, a saúde pública brasileira é uma lástima. Em condições como as de agora, tudo fica apenas mais complicado.

Éramos piores – mas o mundo era menos arriscado.

O fato é que, apesar de todos os progressos obtidos nas últimas décadas, estamos hoje altamente vulneráveis a tudo – sobretudo em situações nas quais o mal tem o grau extremo de malignidade, que é a marca do coronavírus, chinês na origem e agora internacional.

Calamidade
Toda a agenda política do Brasil – as “pautas-bomba” do Congresso, as brigas entre os poderes, as reformas, a radicalização da política e tudo o mais que você possa imaginar – pode estar indo para o espaço, pura e simplesmente, se o coronavírus se transformar, aqui, na calamidade que ameaça ser.

Toda a estrutura de produção, a vida econômica e as relações sociais estão na dependência do que vai ou não vai acontecer com algo que sequer existia três meses atrás. É complicado.

Os atores principais da nossa vida pública, ou os que se imaginam assim, bem que poderiam ter uns momentos de humildade diante de uma realidade em relação à qual não dispõem da mais remota possibilidade de controlar.

Mas acham que estão além e acima de tudo isso. Esperemos.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?