Veja ranking das cidades do DF com maior número de infecção pela Delta
No total, 75 pacientes da capital federal foram diagnosticados com a mutação do vírus originada na Índia
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) informou, nesta segunda-feira (9/8), que pelo menos três cidades lideram o ranking com maior número de infecções pela nova variante Delta da Covid-19. Planaltina, Ceilândia e Plano Piloto são os locais com mais confirmações do sequenciamento genético.
No total, 75 pacientes da capital federal foram diagnosticados com a mutação do vírus originada na Índia. Dentre os casos notificados, Planaltina concentra 21 pessoas com a nova cepa. Ceilândia e Plano Piloto apresentam 9 confirmações cada, e há outras 7 ocorrências em Santa Maria.
Três moradores de Samambaia e outros três do Sudoeste/Octogonal também receberam o resultado positivo para a nova variante. No caso de Taguatinga, Águas Claras, Cruzeiro, Brazlândia, Sobradinho e Gama foram confirmados dois casos em cada região administrativa. Em relação ao Lago Norte e ao Lago Sul, foi encontrado um paciente em cada uma dessas localidades.
“Do total, 59% dos pacientes contaminados com a variante Delta são do sexo feminino. A faixa etária variou de 6 a 83 anos, com média de 44 anos de idade. Quando a gente fala em média de idade, é interessante que a gente pode fazer essas confirmações, pois estão diretamente ligados aos contatos existentes de pessoas já portadoras do vírus com a variante Delta. Todos os casos estão sendo investigados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde e pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.
Segundo o titular da pasta distrital, na maior parte dos casos, o quadro clínico não é considerado grave. A mutação da Covid-19 é considerada muito mais transmissível, e os primeiros casos foram confirmados dentro do Hospital de Apoio. Nesta terça-feira (10/8), a Secretaria de Saúde deve divulgar novo resultado de sequenciamentos genéticos sobre casos suspeitos de infecção da nova variante.
Vacinas
Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a vacinação contra a Covid-19 para jovens com idade a partir de 20 anos. Em publicação no Twitter, o chefe do Palácio do Buriti informou que a imunização desse público começará na quinta-feira (12/8).
Veja a postagem:
🚨 #VacinaDF:
Com a chegada de mais doses, e junto com isso uma entrega prevista de mais seringas para quarta (11), vamos iniciar a vacinação contra a covid-19 para jovens de 20+ a partir de quinta (12). Preparem os braços pois estamos avançando! 💉💪🏻 pic.twitter.com/fLTJ36X4Zf— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) August 9, 2021
Na manhã desta segunda-feira, o DF recebeu 20 mil doses da Coronavac, sendo 10 mil para uso como D1 e 10 mil para D2. Outro carregamento, com 143 mil doses da Pfizer, é esperado para chegar à capital federal nesta noite.
Vacinação para 25 anos começa nesta terça
O DF recebeu, no último fim de semana, 214.770 doses de imunizantes contra a Covid-19 e vai expandir a vacinação para pessoas com idade a partir de 25 anos. Esse público começará a receber a aplicação nesta terça-feira (10/8).
Na sexta-feira (6/8), o Ministério da Saúde enviou ao DF 153.270 doses da vacina da Pfizer, sendo 143.910 para D1 e 9.360 para D2. A capital federal também recebeu 1.350 doses da Janssen, que é de dose única, e 28.250 unidades da AstraZeneca, destinadas para D2.
Já no sábado (7/8), chegaram mais 31,9 mil doses de AstraZeneca, que serão destinadas para D1. “Todas as vacinas já foram conferidas e armazenadas adequadamente. Agora, estamos organizando tudo para distribuir para os pontos de vacinação na segunda-feira”, disse a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira.