Veja fotos da exibição do filme sobre 1964 convocada por Eduardo
Transmissão sobre “nova versão” do período militar ocorreu na praça da Vila Planalto e foi marcada também por protestos
atualizado
Compartilhar notícia
Sem a necessidade de alvará, conforme informou o Governo do Distrito Federal (GDF), a exibição do filme 1964 – O Brasil entre armas e livros ocorreu na noite desta quinta-feira (07/11/2019), na praça em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O convite para a transmissão foi divulgado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nas redes sociais.
O parlamentar gravou um vídeo para convidar o público e informou que participaria, ao lado de aliados, da transmissão. Eduardo compareceu ao local e se deparou com uma manifestação de moradores do bairro, contrários à nova versão abordada pela produção audiovisual. A película retrata, segundo os autores, do regime militar no Brasil por outra perspectiva: “Revela uma verdade até então escondida”.
A tônica foi usada pelo filho do presidente da República para justificar o convite, ao dizer que a versão dada sobre o período pelos professores de história é uma narrativa “falsa”. Um dos entrevistados é o ideólogo e guru da família Bolsonaro, Olavo de Carvalho.
Veja as fotos:
Durante o dia, um impasse sobre a regularidade da transmissão em praça pública ameaçou o evento. A Administração Regional do Plano Piloto, responsável pela região, informou a princípio que não havia emitido alvará para a realização do cinema ao ar livre. Contudo, o DF-Legal – órgão responsável pela fiscalização do GDF – informou ao Metrópoles que não cobra autorizações para “eventos culturais/sociais sem fins lucrativos”. O Palácio do Buriti confirmou a nova versão.
Veja os registros de internautas: