metropoles.com

Twitter: Justiça quebra sigilo de perfis por ameaças a Carla Zambelli

Juiz do TJDFT também determinou que publicações feitas por quatro usuários sejam retiradas da conhecida plataforma virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
carla-zambelli-jair-bolsonaro-palacio-da-alvorada
1 de 1 carla-zambelli-jair-bolsonaro-palacio-da-alvorada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou a quebra de sigilo para obter informações da autoria de perfis criados no Twitter após ofensas e ameaças disparadas contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Na mesma decisão, o juiz Flávio Augusto Martins Leite, da 24ª Vara Cível de Brasília, também obrigou a rede social a excluir os conteúdos por exceder a liberdade de expressão de pelo menos quatro contas.

“Ante o exposto, confirmo a tutela de urgência deferida e julgo os pedidos iniciais procedentes para que a requerida forneça os dados cadastrais dos usuários responsáveis pelos perfis: @KoralKobra, @c4misperdigao, @PauloCilas e @LizieiroNeto (Lucas Lizieiro Neto), bem como para promover a exclusão das URLs indicadas na Petição”, decidiu o magistrado.

Segundo o juiz titular, como não é possível exigir que a plataforma proceda a uma análise prévia do conteúdo postado, até mesmo pelas questões operacionais que isso exigiria, deve ser responsável pela remoção das ofensas.

“É evidente que, uma vez constatado o abuso praticado por algum usuário, que tenha extrapolado o exercício da liberdade de expressão, impõe-se o afastamento da conduta ilícita praticada por esses meios eletrônicos, com o bloqueio ou exclusão dos conteúdos impropriamente postados”, continuou o magistrado.

Zambelli narrou à Justiça que, nos dias 3 de maio, 1 de julho e 6 de julho de 2021, foi vítima de injúria e ameaça cometidos por usuários do Twitter.

Após tomar conhecimento das publicações ofensivas, registrou ocorrência no Departamento de Polícia Legislativa (Câmara dos Deputados) com o objetivo de apurar a autoria dos perfis.

Em decisão anterior, a plataforma já havia sido acionada a fornecer dados pessoais das contas privadas, mas a deputada alegou que as informações recebidas eram insuficientes para localizar os verdadeiros autores das publicações.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?