metropoles.com

TSE rejeita ação de Bia Kicis contra Kokay, Boulos, Guajajara e Félix

Aliada de Bolsonaro acusava adversários de utilizar a Universidade de Brasília para fazer campanha contra o hoje presidente eleito do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Bia Kicis é deputada federal
1 de 1 Bia Kicis é deputada federal - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou seguimento à representação da deputada federal eleita Bia Kicis (PRP) contra a colega Erika Kokay (PT), os ex-candidatos Guilherme Boulos (PSol) e Sônia Guajajara (PSol), o deputado distrital eleito Fábio Félix (PSol) e a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura. A decisão do ministro Carlos Horbach foi proferida no dia 16 de novembro e divulgada nesta quarta-feira (21/11).

Bia Kicis pedia a penalização dos adversários por suposto uso das dependências da instituição de ensino, em 18 de outubro de 2018, a favor da então candidatura do petista Fernando Haddad ao Palácio do Planalto. O evento em questão tinha como título “Boulos na UNB – Como conversar com eleitores de Bolsonaro” e ocorreu durante o segundo turno das eleições. De acordo com a representante do PRP, o intuito do ato era difamar o então candidato do PSL à Presidência da República.

O ministro do TSE, contudo, verificou a ilegitimidade da autora, visto que Bia Kicis não teria “a condição de candidata ao tempo do ajuizamento da demanda”, uma vez que já havia sido eleita para a Câmara dos Deputados. Além disso, aponta Horbach, a representação foi ajuizada tendo por fundamento o artigo 355 do Código Eleitoral, “cujo teor apenas informa que as infrações definidas no referido diploma são de ação penal pública”.

“Nesse contexto, não bastasse a ilegitimidade da representante, o defeito da petição inicial, consubstanciado no descompasso entre o pedido e a causa de pedir, impede o exame da demanda por este Juízo”, sentenciou o ministro.

Veja a sentença:

Decisão TSE – by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?