metropoles.com

TSE adia decisão sobre PSDB-DF e garante mais fôlego a Izalci

Ministra Rosa Weber disse não ver emergência para convocar eleições no ninho tucano, o que beneficia o pré-candidato ao Senado Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Reprodução
Rosa-Weber
1 de 1 Rosa-Weber - Foto: Internet/Reprodução

A vice-presidente e ministra plantonista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, decidiu, na noite de quinta-feira (2/8), devolver processo movido contra o diretório regional do PSDB ao relator, ministro Napoleão Nunes. Ela concordou com a recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE) de que não há urgência no pedido feito pelo ex-deputado Paulo Roriz (PSDB). O tucano tenta acelerar a realização das eleições para o comando do partido no Distrito Federal.

À Justiça, Paulo Roriz disse haver necessidade emergencial para a promoção da escolha do novo diretório, uma vez que a regional está sob intervenção nacional desde 2011. A presidência local da legenda é atualmente ocupada pelo deputado federal Izalci Lucas. Sem acolher o pedido do autor, a ministra dá mais um fôlego ao agora pré-candidato ao Senado Federal. Essa é a segunda vez que a vice-presidente se manifesta sobre o mesmo processo.

“Considerado o teor do parecer do vice-procurador-geral eleitoral já exarado, não vislumbro urgência que justifique a apreciação do feito em regime de plantão. Ante o exposto, submetam-se os autos à apreciação do relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, juiz natural da causa, findo o recesso forense”, sentenciou Rosa Weber.

Investidas
Izalci sofreu investidas de adversários dentro do próprio ninho para que deixasse de ser candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF). Pela instabilidade política e jurídica causada por duas ações judiciais protocoladas contra ele, o grupo que havia anunciado o deputado como postulante ao Palácio do Buriti – chamado terceira via – decidiu recuar na candidatura e investir no nome de Rogério Rosso (PSD) para encabeçar a chapa.

Com a mudança de planos, Izalci deixou a coalizão dos ex-aliados, anunciou desistência do projeto ao GDF e compôs chapa com Alberto Fraga (DEM), seu colega na Câmara dos Deputados. O democrata tenta disputar o Executivo distrital, mas a decisão sobre a candidatura só deve ocorrer no próximo domingo (5/8), quando PSDB e DEM realizarão suas convenções regionais.

Procurado, Izalci Lucas não retornou os contatos do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?