Três eleitos pelo DF estão entre os 100 mais atuantes do Congresso
Levantamento avalia participação dos senadores e deputados federais na atividade legislativa, mas exclui quem está licenciado das Casas
atualizado
Compartilhar notícia
Um ranking divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indica que três integrantes da bancada do Distrito Federal estão entre os 100 mais atuantes parlamentares do Congresso Nacional. O conteúdo foi divulgado na sexta-feira (27/8) e traz uma lista completa dos que comandam o processo decisório no Congresso composta por 66 deputados e 34 senadores.
No recorte distrital, os nomes mais influentes dentro do Poder Legislativo são: a deputada federal Erika Kokay (PT), o senador Izalci Lucas (PSDB) e o deputado federal Professor Israel Batista (PV). Embora a lista não seja divulgada por pontuação, mas por ordem alfabética, os três foram incluídos no grupo apelidado pelo Diap como “cabeças do Congresso”, com maior participação efetiva nas atividades legislativas.
Há ainda o grupo “em ascensão”, do qual as deputadas Celina Leão (PP) e Bia Kicis (PSL) integram a lista de outros 50 parlamentares. Os demais congressistas eleitos pelo Distrito Federal não pontuaram o suficiente para estar entre os 150 políticos com mandato influente, de acordo com o instituto.
“A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não foi incluído na publicação”, informa a publicação.
O Congresso Nacional tem 594 parlamentares, sendo 513 deputados e 81 senadores. A bancada local é integrada por 11 congressistas, sendo oito com cadeira na Câmara dos Deputados e outros três, no Senado Federal.