TRE-DF: desembargador integra missão para acompanhar eleição no Chile
Bruno Martins está em comitiva para troca de experiências eleitorais com o país vizinho, que escolhe novo presidente no domingo
atualizado
Compartilhar notícia
O desembargador Bruno Martins (foto em destaque), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), participa de uma missão internacional para acompanhar as eleições presidenciais no Chile, que estão previstas para ocorrer no próximo domingo (19/11).
Cerca de 15 milhões de eleitores devem escolher o sucessor de Sebastián Piñera, que está entre os sete candidatos polarizados entre extrema-direita e extrema-esquerda. Do ano passado para cá, esta será a quarta eleição a ser realizada no Chile.
“A Missão de Observação Internacional para as eleições do Chile tem como objetivo o acompanhamento e intercâmbio de experiências, sem qualquer interferência nas eleições, para que possamos cada vez mais aprimorar o nosso sistema eleitoral”, disse o desembargador.
O primeiro turno das eleições chilenas tem como principais candidatos Gabriel Boric, ex-líder estudantil de esquerda e atual deputado, e José Antonio Kast, nome do Partido Republicano, representante da extrema direita e defensor do ditador Augusto Pinochet.
No Chile, além de ser proibida a divulgação do resultado das pesquisas eleitorais, o voto é facultativo, principal motivo para a adesão abaixo de 50% do total de eleitores regulares.
Missão
Durante a visita, o desembargador eleitoral foi recebido pelo governador de Santiago, Claudio Orrego, o primeiro escolhido por eleição direta da história no Chile. Além dele, a missão visitou o ministro da Secretaria-Geral de Governo, Jaime Bellolio Avaria. O encontro ocorreu no Palacio de La Moneda, sede da Presidência do país.
A missão é realizada pela organização não governamental Transparência Electoral América Latina, em conjunto com La Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) e o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje).