metropoles.com

Teste fantasma. Servidora recebe resultado da Covid-19 sem ter feito exame

Fernanda Baena tentou agendar procedimento no site da Secretaria de Saúde do DF e teve imediatamente um diagnóstico errado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
TCU Teste para Covid-19
1 de 1 TCU Teste para Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma servidora pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu o resultado de teste do novo coronavírus mesmo sem nunca ter se submetido ao procedimento. O caso inusitado ocorreu nos últimos dias e pegou a moradora de Taguatinga de surpresa.

Fernanda Silva Baena Fernandes tentou fazer o cadastro no site da Secretaria de Saúde a fim de agendar a testagem para ela e a família e, ao finalizar o questionário, automaticamente apareceu o diagnóstico negativo para a Sars-Cov-2, sem sequer ter passado por uma das unidades criadas pela pasta.

“No sábado, fiz login no site do testa DF a fim de verificar se tinha vaga para realizar o exame. Quando acessei, apareceu o resultado de um exame realizado no dia 25 de junho no Sudoeste. Eu moro em Taguatinga, não tinha agendado exame para esse dia e está no meu cadastro como se eu tivesse feito”, relatou ao Metrópoles.

Ao registrar reclamação na Ouvidoria do GDF, a servidora recebeu retorno automático da pasta dizendo ter havido ampliação “na oferta de testes”, que passam a ser feitos nas 172 unidades de saúde vinculadas à secretaria. Pontuou ainda que a interessada deveria procurar o posto mais próximo de sua casa. “Não acreditei nessa resposta”, disse.

A coluna procurou a Secretaria de Saúde e relatou o episódio, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. O espaço permanece aberto.

4 imagens
Após reclamar, Fernanda recebeu resposta automática da pasta
TCU analisa suspeita sobre compra de testes rápidos contra Covid-19 no DF
1 de 4

Servidora recebeu diagnóstico após se cadastrar no site da Secretaria de Saúde

2 de 4

Após reclamar, Fernanda recebeu resposta automática da pasta

3 de 4

TCU analisa suspeita sobre compra de testes rápidos contra Covid-19 no DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Outro caso

Este não é um caso isolado de equívocos registrados no sistema de testagem do Distrito Federal. Em maio, uma servidora pública federal de 54 anos recebeu resultado negativo para o novo coronavírus mesmo sem ter realizado a testagem rápida promovida pela Secretaria de Saúde.

Em contato com o Metrópoles, Tânia Lúcia Belo do Nascimento, atualmente lotada na Advocacia-Geral da União (AGU), disse ter sido orientada pelo próprio médico a realizar o exame para Covid-19 após ser diagnosticada com quadro de broncopneumonia.

“Fui por duas vezes e não pude fazer o exame, porque disseram que eu não era moradora da região. Decidi recorrer ao agendamento on-line, mas só consegui fazer o cadastro, sem efetivar a data para o teste”, conta.

Para a surpresa da servidora, o resultado de um exame não realizado por ela apareceu. “Quando entrei na minha caixa de e-mails para verificar um boleto de aluguel, estava lá o resultado de um teste que eu nunca fiz, dando negativo para a Covid-19, o que é um absurdo”, relatou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?