Tesourinhas reformadas serão entregues a partir da semana que vem
De acordo com a Novacap, a previsão é de que todas as outras localizadas ao longo do Eixão sejam reinauguradas até novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Símbolos da capital federal, as primeiras quatro tesourinhas que passaram por reformas estruturais nas asas Sul e Norte de Brasília serão entregues nos próximos dias. A confirmação foi dada ao Metrópoles neste sábado (11/04) pela Companhia de Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Na manhã deste sábado, os operários da obra começaram a desmontar andaimes e passaram a fazer os últimos retoques antes da reabertura total das passagens subterrâneas.
Pela ordem estabelecida, as primeiras a serem entregues são as localizadas nas quadras 03/04 Sul e 15/16 Norte, com data programada para a próxima semana.
Em seguida, são os viadutos localizados na 07/08 Norte e 15/16 Sul, previstos para serem liberados na semana seguinte, por volta do dia 20 de abril.
A Novacap trabalha com a programação de terminar em novembro as intervenções de todas as tesourinhas existentes nas entrequadras dos quase 15 quilômetros de Eixão (Norte e Sul). O valor total para a reforma está orçado em R$ 7,3 milhões, sem levar em conta eventuais aditivos.
A primeira etapa das obras foi iniciada em novembro de 2019, após riscos apontados por um relatório do TCDF. No total, será feita a recuperação estrutural e estética das 96 passagens sob o Eixo Rodoviário (Eixão) e os eixinhos das asas Norte e Sul.
Atrasos
Relatório obtido pelo Metrópoles revelou que os pequenos viadutos, tradicionais nas asas Sul e Norte, estavam com a estrutura comprometida por corrosões e infiltrações – até então não percebidas pela equipe de engenharia responsável pelas obras de revitalização, iniciadas em novembro de 2019.
No relatório, a Novacap constatou que a estrutura desses complexos viários “apresenta grau de risco crítico”.