TCDF recupera acervo histórico de edições antigas do Diário Oficial
Digitalização dos documentos ocorreu entre abril de 2013 e setembro de 2014, entre eles a primeira edição do boletim oficial, datada de 1967
atualizado
Compartilhar notícia
Com o aniversário de 61 anos de Brasília, comemorados nesta quarta-feira (21/4), o Tribunal de Contas (TCDF) disponibilizou à toda a população a coleção completa do Diário Oficial do DF (DODF), desde a fundação da capital, na década de 1960. O trabalho foi finalizado após um longo trabalho pioneiro de digitalização e microfilmagem, realizado há oito anos.
O primeiro DODF foi publicado numa edição especial, no dia 25 de dezembro de 1967, com mensagem de Natal do Governo do Distrito Federal à população. De acordo com a Corte de Contas, entre abril de 2013 e setembro de 2014, todo esse acervo passou para a versão digital como “uma iniciativa grandiosa que jogou luz e permitiu maior acesso à história de Brasília”.
Entre as raridades encontradas pela equipe da Coordenadoria de Biblioteca e Gestão da Informação (COBGI) do órgão estão fotos e documentos da época da construção da capital, a legislação do período da Ditatura Militar (como o AI-5), assim como os eventos que agitavam os primórdios da cidade fundada por Juscelino Kubistchek.
O processo de digitalização do TCDF foi feito página a página. “Mais de 300 mil folhas foram escaneadas e salvas em arquivos de formato PDF. Posteriormente, o material foi transformado em texto pesquisável por meio de um programa de computador, para, então, ser microfilmado, preservando seu valor legal”, explicou a Corte de Contas.
Todos os arquivos em PDF pesquisável foram incluídos no Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal (SINJ-DF). Atualmente, só existe uma coleção do Diário Oficial do DF que abrange todos os documentos físicos desde a criação da capital: a da Biblioteca do TCDF.
Veja a primeira edição: