metropoles.com

TCDF questiona remuneração compensatória de ex-diretores da Terracap

Tribunal acolheu representação do MPC e determinou um prazo de 30 dias para que companhia explique legalidade do benefício da quarentena

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
fundo preto com logotipo da terracap escrito terracap
1 de 1 fundo preto com logotipo da terracap escrito terracap - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal de Contas do DF (TCDF) estabeleceu um prazo de 30 dias para que a Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) explique o pagamento de remunerações compensatórias destinadas a ex-diretores da empresa. A decisão é resposta a uma representação protocolada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Demóstenes Tres Albuquerque.

O documento cobra a apuração sobre os pagamentos sob a alegação de enquadramento do instituto de quarentena e que estariam em desacordo com a legislação atual. O voto do conselheiro Márcio Michel, relator do processo, foi acolhido por unanimidade.

O benefício é estabelecido pela estatal como forma de garantir que ex-diretores sejam contratados por empresas concorrentes e, com isso, compartilhem informações internas da companhia de forma a favorecer determinado grupo comercial em futuros negócios.

“Considerar procedente a representação em exame, uma vez que o pagamento de remuneração compensatória a ex-dirigentes da Terracap, sob alegação de enquadramento no instituto da quarentena, não encontra previsão normativa ou regulamentar, considerando que a Medida Provisória nº 2.225-45/2001, regulada pelo Decreto nº 4.187/2002, não se aplica à companhia e que o seu Estatuto Social vigente não prevê o pagamento da referida  remuneração compensatória”, determinou o órgão de controle.

Procurada, a companhia informou, por meio de nota, que “a decisão do tribunal não é definitiva e não representa análise de mérito. A Terracap fornecerá todos os dados e informações para auxiliar a análise do caso, oportunamente.”

Veja a decisão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?