metropoles.com

TCDF faz curso sobre uso e prestação de contas do orçamento escolar

Durante uma semana, servidores da rede pública de ensino terão aulas sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
TCDF
1 de 1 TCDF - Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas (TCDF) realiza um curso para cerca de 600 professores da rede pública sobre como executar e prestar contas corretamente dentro do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), instrumento local para dar mais independência das escolas públicas para gastos rotineiros.

A capacitação tem como público-alvo diretores, vice-diretores e demais servidores que atuam com verbas do PDAF. Também participam do evento servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por meio da Escola do Legislativo do DF (Elegis). Com transmissão online pelo canal do TCDF no YouTube, o evento termina na próxima semana e é organizado pela Escola de Contas Públicas (Escon).

A capacitação foi elaborada a partir de uma demanda do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e cumpre a diretriz do Tribunal de Contas de aproximar-se mais do cidadão e reforçar seu papel educativo.

No primeiro dia de evento, os participantes aprenderam sobre o planejamento no âmbito das contratações públicas. Eles também ouviram relatos sobre os casos em que a falta de planejamento resultou em processos no TCDF. Os servidores também tiveram acesso a informações sobre legislação, criação e objetivos do PDAF.

Durante a abertura, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Paulo Tadeu, ressaltou a importância da realização do evento, que traz uma nova perspectiva quanto à atuação do Tribunal de Contas e da Câmara Legislativa

Já o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), lembrou sobre a expressividade dos recursos destinados às escolas públicas do DF, por meio do PDAF, que alcançaram R$ 136 milhões em 2020.

Também participaram da abertura do curso o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, e a diretora do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?