metropoles.com

TCDF determina que Semob realize nova licitação para linhas de ônibus

Conselheiros decidiram não impedir que as atuais empresas que prestam o serviço participem do novo processo de escolha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Multidão de pessoas à direita e ônibus amarelos estacionados à esquerda
1 de 1 Multidão de pessoas à direita e ônibus amarelos estacionados à esquerda - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) autorize, com urgência, uma nova licitação para empresas de ônibus que atendem o Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC-DF).

Na decisão dessa quarta-feira (8/6), a Corte de Contas não impede que as atuais prestadoras do serviço possam participar da disputa que deve contemplar a nova fase da modalidade, por “elevada insegurança jurídica”. Os conselheiros seguiram o voto do relator, o conselheiro Inácio Magalhães.

No ano passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma audiência pública a fim de discutir futura concorrência para concessão, prestação e exploração dos serviços das concessionárias na capital da República.

Baseado no valor estimado do atual contrato, a nova licitação deverá ser estimada em R$ 17,4 bilhões, com prazo de duração de 14 anos. Ao Metrópoles, a Semob destacou que não recebeu documento sobre a decisão do TCDF. “Assim que receber, irá prestar os devidos esclarecimentos”, respondeu o órgão.

Transporte público: GDF fará audiência pública para licitação de R$ 17 bi

“Vícios insanáveis”

Para embasar a decisão, o corpo técnico do tribunal destacou que o modelo econômico-financeiro dos contratos atuais está repleto de “graves vícios insanáveis”, materializados em cláusulas que acabaram por transferir todo o risco da execução do serviço ao GDF, além da utilização de variáveis não previstas em contrato.

O TCDF identificou possíveis irregularidades no controle e arrecadação das receitas acessórias derivadas de locação de espaços publicitários nos veículos, que resultaram em suposta lesão ao erário, além da renovação intempestiva e incompleta da frota.

“A renovação destes contratos traria ao DF e para os usuários do sistema, dado que foram decretados inválidos em segunda instância judicial, o que denota alta probabilidade de manutenção da anulação, dado que restam aos interessados apenas recursos de natureza extraordinária (recurso especial e recurso extraordinário), caracterizados por não admitirem a rediscussão de matéria de fato, mas tão só de direito”, pontua o relatório.

5 imagens
1 de 5

Reprodução / TCDF
2 de 5

Reprodução / TCDF
3 de 5

Reprodução / TCDF
4 de 5

Reprodução / TCDF
5 de 5

Reprodução / TCDF

Bacias

Atualmente, no serviço básico de transporte público, a operação dos ônibus é distribuída em cinco bacias: A Bacia 1 é da Viação Piracicabana e atende Brasília, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Sobradinho e Planaltina.

No caso da Bacia 2, cuja responsabilidade é da Viação Pioneira, as cidades atendidas são: Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Gama, Santa Maria, Park Way (Epia) e Candangolândia.

O Núcleo Bandeirante, o Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas e Samambaia são atendidos pela Bacia 3, que é atendida pela Viação HP-ITA (Urbi).

A Bacia 4 é, atualmente, da Viação Marechal e atende Guará, Park Way (Arniqueira), Águas Claras, Taguatinga (ao Sul da Hélio Prates) e também Ceilândia.

O último grupo é composto pela Bacia 5, com atuação da Expresso São José, para atender SIA, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga (ao Norte da Hélio Prates – M Norte), Ceilândia Norte e também Brazlândia.

O STPC/DF conta também com a Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB)- empresa pública que opera no Plano Piloto, em algumas linhas rurais e no serviço executivo.

Há, ainda, a cooperativa Cobrataete, que é responsável por linhas alimentadoras e que operam em algumas regiões administrativas. As empresas atuam no DF por meio de concessão pública definida por meio de processo licitatório realizado pela própria Secretaria de Transportes e Mobilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?