metropoles.com

Subsecretário mantém ativo registro de advogado, contrariando OAB

Pelas regras da entidade, agentes públicos em cargos de confiança precisam comunicar a posse e pedir afastamento temporário da Ordem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
OAB-DF/Reprodução
tiago lacerda
1 de 1 tiago lacerda - Foto: OAB-DF/Reprodução

O subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora, Tiago Santana de Lacerda, figura como advogado em ações que correm no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), fato que contraria as regras da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).

“Advogados que ocupam cargos que gerem incompatibilidade ou impedimento têm a obrigação de comunicar a situação à Ordem”, explicou a entidade por meio de nota encaminhada à coluna. Lacerda confirmou não ter protocolado o pedido de licença.

O subsecretário está no cargo desde de 16 de janeiro, contudo, ainda está constituído como advogado em pelo menos duas ações judiciais. Ambas tramitam normalmente no TJDFT e levam a inscrição da OAB do atual gestor público.

Após ser acionada sobre a situação, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável direta pelo órgão, informou que o subsecretário “não praticou nenhum ato processual como advogado a partir da sua posse. A solicitação de licenciamento também já foi devidamente realizada junto à OAB-DF”, garantiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?