metropoles.com

STJ suspende julgamento do recurso de Arruda à Farra dos Panetones

Ex-governador quer esperar resultado de perícias para comprovar originalidade de documentos apreendidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cristiano Costa /Sistema Fecomércio DF
José Roberto Arruda
1 de 1 José Roberto Arruda - Foto: Cristiano Costa /Sistema Fecomércio DF

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nesta quinta-feira (1º/2) liminar ao ex-governador José Roberto Arruda (PR) e suspendeu o julgamento do recurso referente à condenação dele por envolvimento na chamada Farra dos Panetones. A análise estava prevista na pauta de hoje do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

A liminar é assinada pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca. Arruda foi condenado pelo juiz Paulo Carmona, da 7ª Vara Criminal de Brasília, a 3 anos, 10 meses e 12 dias de prisão. Ele tenta rever a sentença de maio de 2017. Essa foi a primeira condenação criminal do ex-governador no âmbito da operação Caixa de Pandora.

O político pediu para aguardar o resultado da perícia de documentos apreendidos pela Polícia Federal antes do julgamento. A defesa de Arruda espera derrubar a tese de que os recibos apresentados tenham sido forjados, como alegam os promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O ministro autor da liminar entendeu que não foram esgotadas todas as possibilidades de se fazer a perícia solicitada pela defesa do ex-governador e, por isso, determinou a suspensão do julgamento. O magistrado ressalva que a decisão permanece até que o exame seja concluído ou que haja alguma decisão superior da Justiça.

“O resultado da perícia pode contribuir tanto para elucidar sobre a existência, ou não, de manipulação do conteúdo da gravação, como também para esclarecer sobre a existência, ou não, de prejuízo ao réu”, justificou Fonseca.

Os advogados do ex-governador continuam confiantes na revisão da pena inicial. Arruda é acusado de ter falsificado quatro recibos em 2009, com valor total de R$ 90 mil, para justificar doações ilegais recebidas do delator da Operação Caixa de Pandora, Durval Barbosa.

Em vídeo protagonizado pelo político, Durval entrega um bolo de dinheiro ao ex-governador do DF. A gravação virou um símbolo do maior escândalo de corrupção do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?