metropoles.com

STF marca para a próxima quarta julgamento de Arruda no caso dos panetones

Em outubro, ministro Marco Aurélio Mello negou recurso impetrado pelo ex-governador contra a condenação pelo crime de falsidade ideológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Homem anda com cabeça baixa
1 de 1 Homem anda com cabeça baixa - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quarta-feira (2/11) o julgamento do recurso impetrado pelo ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PL) contra a condenação no que ficou conhecido como o caso dos panetones. Em outubro, o ministro Marco Aurélio Mello negou, de forma monocrática, os argumentos da defesa do ex-titular do Palácio do Buriti.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a decisão de condenar o político pela acusação de ter falsificado quatro recibos para justificar o recebimento de R$ 50 mil de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do DF e delator do esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora.

A entrega do dinheiro, em espécie, foi filmada em vídeo. O ex-governador afirmou tratar-se de doação para a compra de panetones, a serem distribuídos no período natalino para pessoas carentes do DF.

A 3ª Turma Criminal do TJDFT chegou a reduzir a pena e sentenciou Arruda em 2 anos e 11 meses de prisão. O posicionamento do STF será fundamental para que seja definido o início da sentença, que não é imediato.

Arruda só deve começar a cumprir a decisão se não conseguir reverter a situação – e, mesmo assim, precisa esperar o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?