metropoles.com

STF analisa ação que obriga Bolsonaro a dar recomposição para forças

Texto pede que benefícios sejam concedidos para PCDF, PMDF e CBMDF em até 48h, antes do prazo da LRF que impede concessão de benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem colorida mostra estátua diante da fachada do STF (Supremo Tribunal Federal) em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra estátua diante da fachada do STF (Supremo Tribunal Federal) em Brasília - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um mandato de segurança protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (29/6), quer exigir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhe ao Congresso Nacional a medida provisória para conceder a recomposição salarial para as forças de segurança do Distrito Federal.

A peça quer obrigar que o Palácio do Planalto despache, em no máximo 48 horas, a minuta que está travada no Ministério da Economia. O pedido é que o encaminhamento ocorra até o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê que impactos orçamentários ocorram até 180 dias antes do final do mandato – ou seja, no início de julho.

A ação é de autoria do deputado federal Luis Miranda (Republicanos-DF), o mesmo parlamentar que solicitou a intervenção do Supremo para que a reestruturação da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Caso o Supremo reconheça a legitimidade deste novo pedido, a decisão impactará diretamente a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Polícia Civil (PCDF), corporações que têm se empenhado em conseguir o aval de Bolsonaro sobre a paridade.

O congressista também quer responsabilizar o ministro da Economia, Paulo Guedes, pelos possíveis prejuízos aos integrantes das corporações. A peça sugere que o titular da pasta seja afastado do cargo por travar a tramitação da MP, mesmo com o impacto previsto no orçamento.

Reunião

Há alguns dias, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu abrir uma nova rodada de negociações para garantir a esperada recomposição salarial aos policiais civis do Distrito Federal.

O titular do Palácio do Buriti recebeu representantes das categorias e decidiu reforçar o pedido de envio da MP ao Congresso pelo presidente Bolsonaro.

DF: Ibaneis vai levar a Bolsonaro reforço para recomposição das forças

Veja a peça:

1 – Mandado de Segurança – Deputado Federal Luis Miranda – Pcdf-pmdf-bombeiros Df by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?