metropoles.com

Sinpro-DF vence na Justiça e campanha contra Rollemberg é liberada

Sigla do governador, Partido Socialista Brasileiro recorreu ao Judiciário para tentar suspender veiculação das peças “E agora, Rodrigo?”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Rollemberg e agora
1 de 1 Rollemberg e agora - Foto: Reprodução

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sofreu uma derrota no Judiciário e não conseguiu suspender a veiculação da campanha publicitária “E agora, Rodrigo?”, de autoria do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) contra a atual gestão. Em decisão proferida na noite de quarta-feira (21/2), a Justiça Eleitoral liberou a veiculação da peça que tanto incomodou o Palácio do Buriti.

A desembargadora Carmelita Brasil, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), julgou extinta e determinou o arquivamento da ação de autoria do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O pedido sustentava que o sindicato tentava realizar propaganda eleitoral antecipada negativa contra o atual governador e a favor de “potenciais pré-candidatos ao GDF”.

No início de fevereiro, a entidade acusou o governo local de tentar censurar, com medidas administrativas, a veiculação da mesma campanha nas emissoras. “Se uma parcela da sociedade não concorda com as medidas de um governo, ela tem todo o direito não só de discordar, como também de abertamente exigir mudanças. É uma crítica que faz parte da democracia”, afirmou Rosilene Corrêa, uma das diretoras do Sinpro-DF.

A magistrada, em seu voto, afirma que os panfletos e inserções não podem ser caracterizados como propaganda eleitoral, pois não há candidatos declarados de forma oficial no Distrito Federal. Portanto, ela entende que, na verdade, o material é apenas uma crítica à gestão do governador.

Em contato com a coluna, o presidente regional do PSB, Tiago Coelho, afirmou que ingressará com outra ação na Justiça Eleitoral. Segundo ele, há, entre os socialistas, a convicção de que a peça produzida pelo Sinpro-DF antecipa a campanha eleitoral, a qual terá início apenas em abril deste ano. “Para nós, o viés político está muito claro”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?