metropoles.com

Servidor: GDF sanciona pagamento da parcela atrasada da Gata

Cerca de 29 mil servidores da Saúde serão beneficiados com o pagamento em três vezes da parcela suspensa desde o governo Rollemberg (PSB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O projeto de lei que autoriza o pagamento da terceira parcela devida da Gratificação de Atividade Técnica-administrativa (Gata) dos servidores da Secretaria de Saúde foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial (DODF) publicada na noite de terça-feira (31/03).

Reivindicação antiga da categoria, o texto foi aprovado pela  Câmara Legislativa (CLDF) no dia 11 de março com autorização para o parcelamento em três vezes. A lei entra em vigor neste 1º de abril e a primeira parcela da incorporação estará nos contracheques de abril, com o recebimento no mês de maio. As próximas serão em 1º de outubro de 2020; e a última em 1º de março de 2021, quando será extinta.

Conforme a lei aprovada, após a extinção, nenhuma parcela a mais da Gata será devida. O parcelamento e a incorporação previstos também não poderão resultar em percentual maior do que 30% sobre o vencimento.

A proposta ainda deixa aberto espaço para que o GDF antecipe as parcelas, desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira, além de não comprometer os limites da despesa de pessoal e das metas fiscais.

Os servidores decidiram, em assembleia-geral realizada pelo Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF), aceitar a proposta para incorporação do auxílio devido com parcelas antecipadas. Para a presidente da entidade, Marli Rodrigues, essa é uma grande vitória do sindicato na defesa da categoria.

“Ela tem valor significativo, pois nos carimba como uma categoria que fez o projeto, o encaminhou, lutou para receber as parcelas, levou um calote, se colocou na luta e derrubou um governador. Depois, a categoria abriu a negociação com um novo governo que pudesse se comprometer a pagar. Foi então que começamos um novo caminho para que o projeto tramitasse na CLDF “, disse.

 

Veja o decreto:

DODF 061 31-03-2020 INTEGRA by Metropoles on Scribd

Segundo o Palácio do Buriti, ‭29.311 servidores terão direito à incorporação. Desse total, 18.360 são ativos e os outros 10.951, inativos. Para ficar em dia com a categoria, o GDF precisará de uma reserva anual no orçamento de, pelo menos, R$ 545 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?