Senadora Leila Barros cobra cronograma de vacinação contra Covid-19 no DF
Eleita pelo DF, parlamentar disse estar preocupada com a “não divulgação de um planejamento distrital” de imunização contra o Sars-Cov-2
atualizado
Compartilhar notícia
A senadora Leila Barros (PSB-DF) encaminhou, nesta segunda-feira (7/12), ofício para cobrar da Secretaria de Saúde o cronograma voltado à vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O documento foi direcionado ao secretário Osnei Okumoto.
No texto, a congressista manifesta preocupação “com a não divulgação de um planejamento distrital” de imunização contra o Sars-Cov-2. Segundo a parlamentar, o posicionamento da pasta é importante para reestabelecer o bem-estar da população.
“Acreditamos que os esforços nesse sentido são essenciais para garantia dos direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como importantíssimos para o planejamento de todos os atores econômicos, das empresas às famílias, para o desenvolvimento de suas atividades no ano de 2021, sendo tais medidas essenciais para reestabelecer o bem-estar da população do DF e para a retomada do crescimento econômico e da normalidade dos investimentos públicos e privados”, registrou Leila Barros.
Coronavac
A cobrança ocorre no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai disponibilizar 4 milhões de doses da Coronavac aos estados e municípios que solicitarem o imunizante. Segundo o tucano, oito estados entraram em contato com o Instituto Butantan. Pontuou ainda que alguns prefeitos e governadores o procuraram pessoalmente.
De acordo com o governador paulista, essas unidades da Federação não estão dispostas a esperar o plano nacional de imunização, que tem previsão para iniciar em março. O tucano anunciou que São Paulo deve começar a vacinar a população em 25 de janeiro, data de aniversário da capital do estado, e acrescentou: “Todo brasileiro que estiver em São Paulo receberá a vacina gratuitamente”.
O que diz a Secretaria de Saúde
Procurada pela coluna, a Secretaria de Saúde do DF listou as providências que vem adotando para garantir a imunização dos brasilienses:
- Está em fase de desenvolvido um amplo planejamento sobre a estratégia de vacinação da população do Distrito Federal contra o coronavírus.
- O Plano Estratégico prevê: realização de inquérito soroepidemiológico (em andamento) para conhecer o comportamento do vírus em todo o DF; levantamento dos espaços da rede pública de saúde e de outras instalações do GDF para servir como postos de vacinação; estruturação desses locais para receber e armazenar as vacinas; estruturação do setor de compras públicas, objetivando a aquisição de seringas e contratação de câmaras frigoríficas; e seleção de profissionais de saúde da própria rede pública para a aplicação das vacinas.
- A Secretaria de Saúde vem acompanhando as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde sobre a compra e a aplicação da vacina no Brasil, e atuando previamente, dentro de suas atribuições, para que a campanha de vacinação seja executada com êxito em todo o Distrito Federal.