Secretaria de Saúde inclui pessoas com autismo na prioridade da vacina
Portadores do transtorno no DF foram incluídos na categoria de doenças neurológicas e poderão cadastrar e agendar no grupo das comorbidades
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta segunda-feira (31/5), a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo na atual fase do plano local de vacinação. A decisão foi comunicada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.
“Já tem a decisão e serão vacinados juntamente com quem tem doenças neurológicas”, afirmou. De acordo com Okumoto, o cadastramento pode ser feito no site da pasta a partir da próxima vez que forem abertas novas vagas.
O GDF decidiu incluir as pessoas com deficiência permanente e que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no grupo de prioridades para receber a vacina contra Covid-19.
O cadastramento para as pessoas com deficiência começa nesta terça-feira (1º/6), no site da Secretaria de Saúde. O agendamento ainda não estará disponível, o que deve ocorrer na semana que vem. Não foi informado quantas pessoas estariam aptas a fazer o cadastro.
No fim da manhã desta segunda, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou o início da vacinação contra Covid-19 para pessoas com 59 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira (7/6). O agendamento será aberto na sexta (4), tanto para pessoas com idades acima de 18 anos que tenham comorbidades quanto para população de 59 anos.
Na última sexta-feira (28), o Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a vacinarem toda a população acima de 18 anos, por ordem decrescente de idade. O DF segue o plano nacional e, portanto, a campanha de imunização também será ampliada na capital.
A imunização para quem tem 60 anos ou mais, no DF, está aberta há um mês. Nesse período, houve a inclusão de novas faixas etárias apenas para quem tem comorbidades.