Secretaria de Saúde confirma 1º caso de reinfecção por Covid-19 no DF
De acordo com a pasta, o morador de Águas Claras foi infectado a primeira vez em abril de 2020 e voltou a ter a doença em março passado
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde comunicou, na noite desta quarta-feira (2/6), ter confirmado o primeiro caso de reinfecção pela Covid-19 no Distrito Federal. Segundo informações oficiais, trata-se de um morador de Águas Claras com 33 anos. O Governo do Distrito Federal (GDF) já notificou o episódio ao Ministério da Saúde.
De acordo com a secretaria, a primeira infecção foi registrada em abril de 2020, pela variante B.1.1.28. No mês de março deste ano, contudo, o paciente apresentou nova infecção, desta vez pela variante P1 (variante de Manaus). Não houve registro de internação.
O protocolo do Ministério da Saúde prevê que são considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que o paciente tenha dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.
É necessário ainda que duas amostras positivas sejam encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen-DF).
Segundo a nota encaminhada pela Secretaria de Saúde, o caso foi o primeiro do DF que atendeu aos critérios de reinfecção, com duas amostras em boa qualidade para análise.
Números da Covid
A média móvel de mortes por Covid-19 no DF subiu para 26,1 nesta quarta. Na comparação com 14 dias atrás, houve alta de 7%, o que sinaliza estabilidade do patamar.
Nas últimas 24 horas, foram registradas 28 mortes e 801 novas infecções. Devido ao atraso nas notificações, os óbitos não ocorreram, necessariamente, nesse período. Ao todo, o DF já registrou 407.540 casos da doença e 8.720 vidas perdidas.
A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e UCI voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública estava em 80,4% na última atualização da Secretaria de Saúde, realizada às 16h26. Ao todo, 476 dos 592 leitos estão ocupados.
Na rede privada de saúde, a ocupação dos leitos adultos para tratamento contra Covid-19 é de 87,3%, com 213 das 245 unidades ocupadas. Essas informações foram atualizadas às 11h56 desta quarta-feira.