metropoles.com

Saúde do DF tem 107 mil doses para 2ª aplicação das vacinas no DF

Segundo a pasta, desse total, 36.270 estão armazenadas na Rede de Frio Central e o restante já foi direcionado para as regionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Campanha de vacinação na quadra do Cacique de Ramos
1 de 1 Campanha de vacinação na quadra do Cacique de Ramos - Foto: Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Secretaria de Saúde informou, na noite de quinta-feira (22/4), que há pelo menos 107 mil unidades dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca reservados para a segunda dose da população do Distrito Federal. De acordo com a pasta, desse total, 36.270 estão na Rede de Frio Central, os demais foram direcionados para as superintendências regionais de saúde para que sejam usados na próxima etapa da campanha de imunização.

Na última segunda-feira (19/4), antes, portanto, da nova remessa pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde informou que aguarda, pelo menos, mais 72.450 mil doses, que vão garantir a segunda fase de imunização contra a Covid-19 na capital da República. Os números foram divulgados pelo secretário de Saúde Osnei Okumoto durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

“Com esse quantitativo, a gente consegue garantir a paridade entre a primeira e a segunda doses. A gente vem frisando e destacando a necessidade de que as pessoas recebam tanto a primeira dose quanto a segunda, para que a imunização seja eficiente, de maneira satisfatória, como o fabricante recomenda”, frisou.

Vacinação
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou, também na quinta-feira (22/4), esperar aumento substancial no movimento dos postos de vacinação no DF. A expectativa é imunizar 79 mil pessoas contra a Covid-19 no DF, a partir desta sexta (23/4).

O cálculo inclui 34 mil doses para a segunda aplicação em quem já recebeu a primeira, a partir de sexta. No sábado (24/4), começa a imunização com a primeira dose para o grupo 62 e 63 anos, faixa etária que tem 45.021 pessoas no DF.

Até agora, conforme informou a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal já vacinou com os dois tipos de imunizantes 360.178 pessoas consideradas de grupos prioritários. Desse total, 140.433 receberam o reforço. Ao todo, o governo local obteve 712.310 doses no Ministério da Saúde.

Forças de segurança

Okumoto informou, ainda, que apenas 61 doses da nova remessa de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde vieram carimbadas para contemplar integrantes das forças de segurança que atuam no Distrito Federal. No total, foram mais 46,5 mil doses das vacinas da AstraZeneca/Fiocruz e da Coronavac, o que possibilitou a convocação do grupo etário de 62 e 63 anos.

“Essas doses serão disponibilizadas para os profissionais por meio do agendamento”, explicou. De acordo com ele, ainda há unidades disponíveis da remessa anterior, e a reabertura do agendamento está prevista para a próxima segunda-feira (26/4).

A imunização será destinada a policiais militares, civis e federais, agentes do Detran, militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o cumprimento do decreto do GDF com medidas restritivas durante a pandemia. Para agendar dia, local e horário da vacinação, os profissionais devem acessar a página vacina.saude.df.gov.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?