metropoles.com

Saúde do DF suspende necropsias de corpos vítimas do coronavírus

Decisão da pasta atende orientação do Ministério da Saúde e visa proteger servidores e pessoas que tiveram contato com paciente fatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaella Felcciano/Metrópoles
IML4
1 de 1 IML4 - Foto: Rafaella Felcciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou, nesta quarta-feira (15/04), a suspensão de necropsias de corpos considerados suspeitos ou confirmados por contaminação pelo novo coronavírus. A decisão é do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da pasta e tem caráter temporário, enquanto durar a pandemia da doença.

Com a deliberação, a secretaria “tem por objetivo diminuir o risco de contágio da doença em profissionais de saúde ou em pessoas que possam vir a ter contato com o corpo”. A pasta esclarece, contudo, que para os demais casos, as necropsias continuam sendo realizadas normalmente. A nova regra tem como base as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Até a noite desta quarta, no Distrito Federal, foram registrados 17 óbitos confirmados pela Covid-19. Duas outras mortes foram divulgadas, mas não haviam sido incluídas nos números oficiais do Executivo local.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é responsável por recolher e periciar corpos de pessoas que morreram após internações hospitalares e causas que podem ser justificadas.

Tecnologia

A tecnologia de ponta tem sido a aliada de médicos legistas e peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Brasília durante a pandemia de coronavírus. De acordo a Associação Brasiliense de Medicina Legal, a necropsia virtual tem possibilitado que os profissionais atuem durante a crise.

Protocolos de manuseio de cadáveres do GDF e da própria associação recomendam que as necropsias não sejam realizadas em pessoas que morreram pelo novo coronavírus, independentemente desses casos serem classificados como investigados, prováveis ou confirmados.

Somente locais como Brasília, Minas Gerais e São Paulo podem concluir os trabalhos, por terem os equipamentos necessários para realizar o que chamam de “virtopsias”, ou autópsias virtuais.

Para a análise dos cadáveres que chegam ao instituto, houve incremento dos equipamentos de proteção individual utilizados pelos peritos. Além disso, todas as necropsias estão sendo realizadas por meio de inspeção externa do corpo e exame tomográfico, de modo que não é necessária a abertura do cadáver.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?