Saúde divulga locais para vacinação de pets contra a raiva. Veja lista
O primeiro caso da doença em humanos ocorre após 44 anos. O paciente é um adolescente que tem entre 15 e 19 anos e está em estado grave
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, na tarde desta terça-feira (5/7), a relação dos locais onde serão aplicadas as doses da campanha de vacinação antirrábica. A ação foi antecipada após a confirmação de um caso de raiva humana em Brasília e terá início na próxima quarta-feira (6/7).
O primeiro caso registrado da doença depois de 44 anos é de um adolescente. O paciente, que está internado em uma unidade de saúde pública do DF, tem entre 15 e 19 anos e está em estado grave. A pasta confirmou, na tarde desta terça, que ele reside no DF e foi arranhado por um gato em 25 de maio. Em 15 de julho, ele começou a sentir os sintomas da raiva, como febre e dor nos olhos.
Seguem os locais de vacinação contra raiva:
Para animais, acesse este link.
Para humanos, veja abaixo:
Hospitais com soro e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinas.
Até então, o único caso de raiva humana no Distrito Federal havia sido registrado em 1978. A última ocorrência diagnosticada da doença em cães aconteceu em 2000 e, em gatos, em 2001. O vírus rábico circula no DF em morcegos, em bovinos, equídeos e outros animais.
O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordidas. Eventualmente, arranhões e lambidas de mucosas ou em pele lesionada também podem provocar a infecção. A vacina contra a doença em humanos é disponível apenas após exposição ao risco.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.