metropoles.com

Saúde desmente post de bolsonarista sobre mortes por Covid no DF

Recorte do boletim compartilhado na internet indica que óbitos teriam ocorrido entre vacinados, mas a secretaria corrigiu a informação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
vacinação de idosos
1 de 1 vacinação de idosos - Foto: null

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal desmentiu, nesta quarta-feira (16/2), uma publicação feita nas redes sociais sobre a morte de pacientes vacinados por Covid-19 na capital. A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) compartilhou a informação – considerada falsa por autoridades sanitárias locais.

Segundo a pasta distrital, a imagem que circula na internet mostra a ocorrência de 16 óbitos pela doença, em 14 de fevereiro deste ano, e todos esses óbitos seriam relacionados a pacientes com duas doses de vacina ou de reforço.

De acordo com a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do DF, Priscilleyne Reis, a imagem desinforma a população e não contextualiza os dados.

“O primeiro aspecto a ser observado é que, dos 16 óbitos registrados, 14 referem-se a pessoas que não tomaram a dose de reforço. Todas tinham mais de 50 anos, a metade mais de 80, e deveriam ter tomado o reforço, conforme previsto no Programa Nacional de Imunizações”, informa a secretaria.

Veja a publicação:
Secretaria de Saúde desmente fake news usadas por negacionistas
Falta de reforço

Ainda segundo a nota, três se enquadravam na categoria de imunossuprimidos e poderiam ter tomado até a quarta dose prevista para esse público. Os óbitos registrados no dia 14 também não se referem somente ao dia.

“O fato é que, dos 93 idosos acima de 60 anos que morreram de Covid-19 no Distrito Federal, entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro, 79 (82,3%) não tinham recebido três doses da vacina contra Covid-19 e 14 haviam completado o ciclo vacinal. A taxa de mortalidade do primeiro grupo ficou em 164,20 óbitos por 100 mil habitantes, enquanto no segundo grupo foi de 4,9 por 100 mil habitantes”, pontuou a nota.

De acordo com Priscilleyne Reis, é inadequado utilizar dados de um único dia para induzir a população a tirar qualquer conclusão.

“Fica bem evidente a importância da vacinação e a urgência para que todos procurem a dose de reforço de maneira oportuna”, ressaltou.

Para a servidora, o principal alerta a ser feito é que cerca de 14,4% dos idosos do Distrito Federal não receberam ainda as três doses da vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?