Saúde anuncia concurso para contratar 70 médicos temporários no DF
Segundo a pasta, concorrência está em trâmite avançado interno e deve ocorrer no próximo semestre para médicos da família e outras áreas
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30/6), a realização de um concurso para a contratação de 70 médicos temporários que devem atuar na rede pública do Distrito Federal. A concorrência vai ocorrer no próximo semestre.
De acordo com a pasta, dos profissionais esperados, 30 serão médicos da família e comunidade – com 40 horas de serviço – e as outras 40 vagas serão divididas entre anestesista, neonatologia, pediatria e psiquiatria, com carga de 20 horas semanais.
Ainda não há mais detalhes sobre o certame, o que inclui o valor salarial, mas a secretaria garante que o processo está em trâmite interno avançado.
Valorização
Além do concurso, outra investida da Secretaria de Saúde para valorizar e atrair profissionais da área é oferecer gratificação de 25% sobre o vencimento para 251 médicos temporários. O benefício será pago aos profissionais de todas as especialidades.
Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a intenção é incentivar esses servidores a se manterem nos quadros da rede pública de saúde.
“Esse profissional não tem vínculo com o governo. Assim quando encontra um emprego em que pode receber mais, é normal que saia daquele serviço. Estamos criando condições para que o cargo público de médico temporário seja também competitivo e assim fortalecer a rede”, afirma a secretária.
Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, a gratificação também terá a função de estimular os profissionais aprovados em certame de temporário a priorizarem as nomeações nesses certames.
“Tem acontecido muito de elaborar edital para 100 vagas; os profissionais serem aprovados, mas no final, nem mesmo um terço se apresenta para tomar posse”, explica .
O Projeto de Lei nº 2873, de 2022 – de autoria do Executivo – que autoriza as gratificações foi aprovado na sessão de quarta-feira (29/6) da Câmara Legislativa (CLDF). O texto segue para análise e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
No último domingo (26), a Secretaria de Saúde também fez o concurso para a contratação de 230 médicos, 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas. Da parte médica, são 47 especialidades para apresentar um reforço das equipes de trabalho. O edital teve 34 mil inscritos e, além da contratação, será feito o cadastro reserva.