metropoles.com

Rollemberg despreza colega cassado e festeja ascensão de suplente na CLDF

Ex-governador foi responsável pelo convite para que distrital agora sem mandato ingressasse no PSB, mas comemorou a troca por suplente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Derrotado nas últimas eleições, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) comemorou, na noite de quarta-feira (7/10), a decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) de cassar imediatamente o mandato do deputado distrital José Gomes (PSB) por abuso de poder econômico durante as eleições de 2018. O parlamentar é correligionário e ingressou na legenda a convite do ex-titular do Palácio do Buriti.

“Onde vai ser a festa de comemoração da Ceilândia por ter feito justiça e ter agora a nossa querida deputada Luzia de Paula de novo? Nossa, isso é muito bom para a Ceilândia, isso é muito bom para a cultura, isso é muito bom para as creches, para as crianças… Pense numa coisa que estava engasgada na minha garganta, no meu coração, uma deputada como a Luzia de Paula ter ficado de fora. Nossa Senhora, é uma alegria muito grande. Viva a Ceilândia, viva a infância, viva a nossa deputada Luzia de Paula”, festejou o socialista.

Os áudios do candidato derrotado ao Executivo local logo repercutiram nos grupos de WhatsApp. Desconsiderando a lembrança do convite para que o empresário ingressasse nas fileiras do PSB, Rollemberg comemorou a chance de ter uma aliada com mandato na Câmara Legislativa (CLDF), a suplente Luzia de Paula (PSB).

“Acho que, minha gente, toda a cidade de Ceilândia tinha que se unir, para festejar esse mandato, porque é o mandato da Ceilândia. Se tem uma pessoa que sempre defendeu a Ceilândia, e dedicou o seu mandato à cidade, essa pessoa chama-se Luzia de Paula e você sabem disso, sabem do trabalho que essa mulher tem por Ceilândia ao longo de toda a sua vida”, iniciou o candidato derrotado ao GDF.

4 imagens
CLDF convoca José Gomes para reassumir mandato
A ex-deputada distrital Luzia de Paula (PSB) é a primeira suplente de José Gomes
Ela assumirá o mandato do atual deputado e mereceu aplausos do ex-governador
1 de 4

Rollemberg foi o responsável pelo ingresso do deputado José Gomes no PSB

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
2 de 4

CLDF convoca José Gomes para reassumir mandato

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

A ex-deputada distrital Luzia de Paula (PSB) é a primeira suplente de José Gomes

4 de 4

Ela assumirá o mandato do atual deputado e mereceu aplausos do ex-governador

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Entenda o caso

Nessa terça-feira (6/10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado distrital José Gomes (PSB). O relator foi o ministro Og Fernandes. A defesa alegou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O também socialista ficará inelegível por oito anos, além de ter que pagar 45 dias-multa.

Inicialmente, a análise do caso no TSE seria em 20 de agosto, mas o julgamento foi suspenso por causa de um pedido de vista do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Em 11 de abril de 2019, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) já havia condenado o parlamentar à perda da cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A decisão foi unânime.

Desta vez, a defesa de José Gomes questionou no TSE a ausência de um magistrado na decisão do TRE, sugerindo a nulidade do julgamento inicial, mas a sentença foi mantida.

Nesta quarta-feira, o TRE-DF informou que afastará o parlamentar da Câmara Legislativa tão logo tome conhecimento do acórdão do TSE sobre o caso.

Já o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), disse que Luzia de Paula será empossada imediatamente após diplomada pela Justiça Eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?